Glock deixou o Brasil inteiro em lágrimas e depois ficou com medo de sair de casa

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Quem lembra do GP Brasil disputado em 2008, que consagrou o primeiro título de Lewis Hamilton na categoria, tem ainda na memória o sabor amargo da perda do título de Felipe Massa na última volta daquele GP.

Massa fez a parte dele, venceu a corrida com sua Ferrari sem grandes sustos. Mas o problema foi Lewis Hamilton, que chegou na 5ª colocação, suficiente para tirar o título de Felipe. Além do brasileiro e do britânico, outra figura ganhou destaque: Timo Glock.

O alemão foi eleito por muitos o “responsável” por Massa ter perdido o título. Mas isso é algo criado de forma injusta, já que Glock com sua Toyota não tinha mais pneus para segurar a McLaren de Hamilton no asfalto molhado de Interlagos.

Ameaças após o episódio em Interlagos

Timo Glock, recebeu ameaças de morte após o Grande Prêmio do Brasil de 2008, que decidiu o título. Em entrevista recente ao podcast “Formula For Success“, o ex-piloto da F1, que participou de 91 Grandes Prêmios, revelou como esse momento infame se desenrolou para ele e sua equipe Toyota.

“Passei pela maior loucura meio ano depois da corrida, disse Glock, que é o protagonista de uma das corridas mais famosas da história da F1. “No momento em que isso aconteceu, eu não tinha a menor ideia de onde estava. Acho que estávamos em P9 e 10 ou até mesmo fora dos pontos. Não me lembro exatamente. Então, vimos a chuva chegando, e a equipe decidiu que não tínhamos nada a perder. Eles disseram: vamos ficar de fora. Eu disse, pessoal, ainda está seco o suficiente para continuarmos com os pneus de sulco. Com os pneus de sulco, se houver um pouco de chuva e eles esfriarem, você não terá mais aderência. Eu estava dando a volta na penúltima volta e já estava chovendo na última curva. Eu disse, pessoal, preciso entrar. Não vou sobreviver à última volta. Não há chance. Eles disseram, Timo, você não pode entrar porque eles já estavam construindo as cercas ao redor do pódio, e as pessoas estavam pirando porque o pit lane estava bloqueado, um pouco como em Baku.” (2023, onde Ocon evitou as pessoas no pitlane no final da corrida)

“Eu só tentei manter o carro na pista e sobreviver. Muitos carros passaram por mim. Eu realmente não prestei atenção quando Sebastian e Lewis me ultrapassaram. Eu estava voltando para os boxes e meu engenheiro me disse: escute, Lewis ganhou o campeonato. Fui até o Lewis, parabenizei-o e disse “muito bem”, e os caras da câmera e os jornalistas vieram correndo em minha direção. Fui para o lado porque achei que todos queriam falar com Lewis. Eles vieram até mim e me fizeram essas perguntas. Isso foi de propósito? Por que você deixou Lewis passar? Eu pensei: que diabos está acontecendo! Então meu fisioterapeuta me agarrou, me puxou de volta para os boxes, pegou meu capacete e me explicou o que aconteceu”.

Piloto revelou medo de sair de casa

“Daquele momento em diante, foi um show de horrores. Eu estava indo para o aeroporto com escolta policial porque eles estavam com medo de que o povo brasileiro ficasse louco. Foi uma loucura. Meus pais receberam cartas escritas sobre mim, dizendo que eu deveria ser morto. Eu deveria ser proibido de correr. Foi muito assustador por um longo tempo, até que a Fórmula 1 liberou a informação a bordo. Depois que as pessoas viram o que aconteceu, tudo se acalmou um pouco.

Nas primeiras semanas e meses após a corrida, eu estava com medo de sair de casa e, ao pensar em ir ao Brasil para a corrida de F1, pensei: “Não, vou pular essa corrida”.

Foi uma época louca”, finalizou Glock.

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