A Alpine está introduzindo materiais diferenciados para seus pilotos neste fim de semana de Fórmula 1 em Xangai. Enquanto Esteban Ocon recebe o novo contrapiso, Pierre Gasly recebeu a péssima notícia de que não terá nenhuma atualização. Mas ai fica a pergunta: Como Gasly está lidando com essa disparidade no tratamento das atualizações técnicas do Alpine A524?
Gasly mostra ter esportividade e expressa que considera “muito positivo” o fato de sua equipe ter conseguido implementar as novas peças uma corrida antes do planejado. “Nesse sentido, as pessoas fizeram um trabalho excelente. Infelizmente, do ponto de vista operacional, é melhor assim.” No entanto, ele antecipa um “fim de semana bastante desafiador e difícil” devido à dependência do material antigo.
Isso é particularmente relevante, já que a nova parte inferior promete aproximar a Alpine dos pontos e oferecer à equipe uma chance competitiva nas corridas, conforme observado por Gasly. Ele está otimista em relação ao desempenho de Ocon com o carro modificado, esperando um “desempenho decente”.
O ponto que virou esperança na Alpine
De acordo com Gasly, as esperanças da Alpine residem, em parte, na redução de peso na parte inferior da carroceria. Ele não especifica o quanto o A524 ficará mais leve graças às novas peças. No entanto, também menciona “algumas melhorias na aerodinâmica”, o que aumenta a confiança da equipe de que as melhorias esperadas se concretizarão.
Ele mesmo reconhece que só pode fazer “o meu melhor” com o carro atual e, dada a deficiência técnica, espera principalmente por um “fim de semana limpo e tranquilo”. Além disso, Gasly já está ansioso para a introdução do novo pacote no carro, especialmente olhando para a próxima corrida em Miami.
Ocon, por sua vez, está mantendo uma postura reservada e não deseja destacar muito a atualização, que só ele está usando até o Grande Prêmio da China: “Ainda não estamos esperando grandes mudanças no desempenho.”
Para ele, a principal preocupação em Xangai é avaliar a eficácia das novas peças. Isso será desafiador, especialmente no formato sprint com apenas uma sessão de treinos livres, em uma pista que retorna ao calendário da Fórmula 1 pela primeira vez desde 2019.