Gabriel Bortoleto pode ter importante duelo logo na primeira temporada na Fórmula 1
Na última quarta-feira (6) a Sauber surpreendeu o mundo do automobilismo e anunciou a contratação de Gabriel Bortoleto para a próxima temporada. Há algumas semanas, antes do anúncio da equipe, era especulado que Valtteri Bottas, que está em final de contrato com a equipe, iria renovar ao menos por mais uma temporada, o que acabou não se confirmando. Atualmente Bortoleto disputa a Fórmula 2, onde faz sua temporada de estreia, e está na disputa pelo título, onde lidera a categoria.
Para o ex-piloto da Fórmula 1, Johnny Herbert, o brasileiro que tem demonstrado grande talento nas competições de base também já pode chegar com tudo na principal categoria do automobilismo mundial. Em entrevista concedida ao site Vision4Sport, ele afirmou que Bortoleto poderá desafiar Nico Hulkenberg, seu companheiro de equipe, logo na sua primeira temporada na categoria. Ele ainda relembrou com foi com Oliver Bearman, nas vezes em que ele assumiu o cockpit de Kevin Magnussen.
“Ele estará bem preparado quando entrar em um carro de F1. Vimos que, quando Bearman esteve com Hulkenberg na Haas, foi muito competitivo e mais rápido que ele. Há uma boa chance de Bortoleto ser o mesmo. Ele pode ser o piloto mais rápido da equipe. É realmente empolgante, especialmente para o Brasil. Felipe Massa foi o último bom brasileiro, e agora eles têm outro grande talento. É o mais recente de uma longa linha de talentos brasileiros”, afirmou Herbert.
Em meio a animação, primeira temporada de Gabriel Bortoleto tende ser no fundo do grid da F1
Mesmo com um grande talento que ainda está sendo desenvolvido, a tendência é que a primeira temporada de Gabriel Bortoleto com a Sauber seja no fundo do grid. Nesta temporada, a equipe ainda não somou pontos e tem ao menos um dos seus carros bem próximos da última posição. A tendência é que Bortoleto e Hulkenberg sigam esse caminho ao menos em 2025, sendo que a esperança por uma melhoria só virá para a temporada de 2026.