Funcionários da Renault em greve: Alpine será prejudicada na Fórmula 1?

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O clima de protesto domina Viry-Châtillon após a decisão do Grupo Renault de abandonar seu projeto de motor de Fórmula 1, incluindo o desenvolvimento para 2026, em favor de uma unidade de cliente. Na semana passada, os funcionários da Alpine na fábrica da região de Paris manifestaram publicamente sua insatisfação e criticaram a escolha feita pelo CEO Luca de Meo.

O Conselho Econômico e Social (CSE) assumiu a responsabilidade e expressou sua frustração com a falta de resposta às suas exigências internas, apesar de diversos apelos. Diante do fechamento planejado, que pode ser confirmado em 30 de setembro, os representantes dos trabalhadores decidiram iniciar ações para se fazerem ouvir, criticando a “governança surda a qualquer diálogo.”

Essas ações ocorrerão nesta sexta-feira em Monza, durante os treinos livres para o GP da Itália. Os funcionários da Alpine Racing exibirão “uma mensagem clara e não agressiva, defendendo a preservação de um motor francês na F1,” conforme anunciado pelo CSE. “Todos estarão vestidos com camisetas brancas com o logotipo da Alpine, a mensagem #ViryOnTrack e braçadeiras pretas.”

Alpine não será prejudicada

Alguns funcionários da equipe ativa também deverão usar a braçadeira preta, embora o CSE tenha destacado que “nenhuma ação impedirá as operações na pista.”

Ao mesmo tempo, a “grande maioria” dos trabalhadores em Viry-Châtillon entrará em greve. “Os sinais de descontentamento serão exibidos de forma respeitosa, mas determinada,” especificou o CSE. A cidade de Viry-Châtillon também convocou a população para se reunir no local ao meio-dia.

Na semana passada, os colaboradores da Alpine, por meio do CSE, divulgaram números que deveriam evidenciar os objetivos alcançados pela futura unidade de potência de 2026, considerada promissora. Isso ocorre no contexto de uma reestruturação total do projeto Alpine F1, sob a liderança do novo consultor executivo Flavio Briatore, que, no entanto, esclareceu que a decisão de abandonar o motor foi tomada pelo CEO Luca de Meo antes de sua chegada.

A equipe de Enstone, por sua vez, é agora liderada por Oliver Oakes, que sucedeu Bruno Famin no início do mês. Na semana passada, também foi formalizada a chegada de Jack Doohan para a temporada de 2025, ao lado de Pierre Gasly.

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