Franco Colapinto já sabe o que fazer se não conseguir vaga na F1 em 2025
O Grande Prêmio do Brasil (oficialmente Grande Prêmio de São Paulo) será praticamente uma corrida em casa para Franco Colapinto, jovem argentino de 21 anos recentemente promovido à Williams para substituir Logan Sargeant.
Em pouco tempo, ele se destacou como um dos pilotos mais promissores do grid, tanto dentro quanto fora das pistas. Desde sua estreia em Monza, Colapinto somou pontos em Baku e Austin, performances que alimentaram especulações sobre seu futuro na Fórmula 1.
Embora a possibilidade de permanência na Williams esteja descartada, já que a equipe confirmou Alex Albon e Carlos Sainz para 2025, o nome de Colapinto foi associado à Audi nas últimas semanas. No entanto, mais surpreendente é o interesse de uma equipe de ponta como a Red Bull, que poderia considerá-lo como novo parceiro de Max Verstappen.
Esse momento de destaque levou o piloto da geração de 2003 a comentar sobre seu futuro durante a conferência de imprensa pré-GP de Interlagos, sem, contudo, entrar em detalhes sobre possíveis negociações:
“Se a Williams não puder me oferecer uma vaga, acredito que seria natural buscar outra oportunidade que me permita um futuro melhor, mas não sou a pessoa certa para responder a isso, na verdade, deveria ser o último a falar sobre isso – comentou – estou aqui com a Williams neste fim de semana e vou fazer o meu melhor em uma corrida que promete ser emocionante. Mal posso esperar para pilotar a Williams aqui e ver como será.”
Argentino já sabe o que fazer: vai esperar uma chance
Independentemente de como seu futuro se desenrole, Colapinto está focado em aproveitar ao máximo sua experiência atual na F1, e para quem pensa que caso não tenha vaga em 2025 o piloto vai desistir, está enganado. O jovem tem a esperança de retornar caso não encontre uma vaga para 2025:
“Gostaria de continuar na Fórmula 1 – acrescentou – cheguei tarde e a Williams me deu uma oportunidade extraordinária. Toda a equipe confiou em mim e me deu uma chance que eu não esperava. Estou dando o meu melhor para mostrar que mereço um lugar aqui. Se não for no próximo ano, espero que seja em 2026 ou 2027. Não estou pressionado, apenas tento aproveitar o momento e a oportunidade. Esse é meu sonho desde criança, e estar aqui é algo especial, então estou aproveitando.”