As pistas de Fórmula 1 na Alemanha estão otimistas em relação a 2026. Atualmente, com o financiamento do automobilismo e o interesse dos fãs diminuindo no país, tanto Hockenheim quanto Nürburgring não estão presentes nos agitados calendários anuais da F1.
Entretanto, o CEO da F1, Stefano Domenicali, sugeriu que uma solução pode estar à vista, conforme citado pela agência de notícias DPA. “Em 2026, você verá algo interessante”, disse ele. “Estamos em discussões com organizadores na Europa para realizar algo que será anunciado em breve.”
Domenicali não ofereceu muitos detalhes adicionais, mas confirmou através da seguinte declaração: “Haverá vários grandes prêmios, especialmente na Europa, onde temos diversas opções.”
Acredita-se que uma dessas opções possa envolver um novo esquema, no qual dois ou até mais eventos europeus sejam alternados anualmente entre espaços de corrida únicos.
Jorn Teske, o chefe do circuito de Hockenheim, confirmou que essa ideia poderia revitalizar o extinto Grande Prêmio da Alemanha. “Presumimos que a Fórmula 1 está geralmente interessada no mercado alemão”, disse ele. “Estamos em contato constante com a Fórmula 1 e sempre exploramos possibilidades em conjunto.”
“Consideramos muito positivamente um modelo de rotação porque se provou no passado com nossos colegas no Nürburgring.”
Porta-voz falou sobre o assunto
Alexander Gerhard, porta-voz do Nürburgring, falou sobre a parte econômica: “A viabilidade econômica de um evento é nossa principal preocupação. Estamos colaborando com o Hockenheimring.”
Enquanto isso, uma delegação da Coreia do Sul, que incluía o prefeito da cidade de Incheon, esteve presente no Grande Prêmio do Japão no último fim de semana para conversas com Domenicali.
“Gostaria de agradecer ao prefeito Yoo Jeong-bok por comparecer pessoalmente ao GP do Japão e expressar ativamente sua intenção de atrair a Fórmula 1”, disse o CEO da F1. “Viajarei para Incheon o mais rápido possível para realizar mais discussões.”