Fórmula 1 trabalha firme e grande objetivo pode ser alcançado até 2030

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A Fórmula 1 publicou seu primeiro relatório de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG), trazendo boas perspectivas para o futuro do esporte. O documento indica que a categoria está progredindo rumo à sua meta de emissões zero de carbono até 2030.

Em 2019, a F1 anunciou sua aspiração de reduzir sua pegada de carbono e alcançar neutralidade em emissões de carbono até 2030. Desde então, a categoria tem implementado medidas para alcançar esse objetivo.

Uma dessas medidas foi a redução do número de funcionários enviados para os Grandes Prêmios. A F1 também introduziu o uso de combustíveis sintéticos e se comprometeu a empregar fontes de energia renovável sempre que possível.

Números são positivos

Baseando-se em 2018 como referência, a F1 emitiu 256.000 toneladas de dióxido de carbono. O relatório ESG revela que esse número foi reduzido para cerca de 223.031 toneladas na temporada de 2022, representando uma diminuição de 13%. Os dados de 2023 ainda não estão disponíveis.

A logística da categoria é responsável por quase metade (49%) das emissões de carbono da F1. O leve aumento em 2022 se deve ao retorno do Japão e da Austrália ao calendário. Para mitigar esse impacto, a F1 implementou a regionalização de algumas etapas, como a mudança do GP do Japão para abril e do GP do Azerbaijão para setembro.

O CEO da F1, Stefano Domenicali, declarou: “A sustentabilidade é um dos fatores mais importantes para nós, não apenas como esporte, mas também como negócio.” Além da questão ambiental, a F1 também mostra progressos em termos de diversidade. Após o encerramento da W Series, a categoria lançou seu próprio campeonato feminino em 2023, a F1 Academy.

Para 2024, a F1 Academy terá mais etapas de apoio à categoria principal. Além disso, a iniciativa “Descubra sua Pista” foi lançada com o objetivo de encontrar futuros talentos para a F1 Academy.

O relatório destaca um aumento de 265% no número de participantes do sexo feminino entre 11 e 16 anos, considerando os quatro pilares principais de engajamento juvenil: identificação de talentos, participação, progresso e comunidade.

A campeã de 2023, Marta Garcia, garantiu uma vaga totalmente financiada na FRECA, com a equipe Prema Racing. O relatório também destaca um aumento significativo de meninas classificadas para a final do Campeonato Britânico de Kart Indoor, passando de 2,5% em 2022 para 9% em 2023.

Esses resultados são atribuídos em parte à iniciativa “Descubra sua Pista”, que recebeu apoio da Motorsport UK (federação nacional britânica de automobilismo) e da TeamSport, rede de kartódromos indoor.

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