Fórmula 1 bate o martelo e decide mudar procedimento de largada

0

Na última quarta-feira (13), a Fórmula 1 teve grandes e importantes mudanças confirmadas em seus regulamentos, que já será válido para a próxima temporada. A principal mudança é com relação ao procedimento de largada, que é adotado atualmente. Na ocasião, trata-se do posicionamento dos pilotos quando um bólido não se junta ao grid de largada, seja por conta de problemas mecânicos, que obriga a equipe a abandonar antes do início da corrida, ou pois o piloto irá começar a corrida saindo do pit-lane.

Agora, ao invés do grid ficar com espaços vazios no momento da largada, quando um piloto não consegue largar da maneira convencional, o grid será reorganizado. Assim, não ficará sobrando nenhum espaço. O principal motivo que levou a comissão da Federação Internacional do Automobilismo (FIA) a adotar essa mudança foi o incidente que envolveu Alexander Albon no Grande Prêmio de São Paulo de 2023.

Fórmula 1 define temporada em que corrida dos novados irá estrear

Durante a reunião da comissão da categoria, também foi estabelecido quando acontecerá a primeira edição da corrida dos novatos. Inicialmente, a prova estava prevista para acontecer neste ano, após o GP de Abu Dhabi. Porém, por conta da logística e de outros fatores, a direção da Fórmula 1 optou pelo cancelamento do evento. Agora, ela já tem uma nova data para acontecer.

A prova de novatos da F1 irá acontecer somente na temporada de 2026, na semana após o último Grande Prêmio da temporada. Além desse evento, a categoria também seguirá contando com o teste pós-temporada e com o treino de novatos, que é responsável por promover o primeiro contato de jovens talentos com um bólido da categoria.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.