A Fórmula 1 planeja fazer uma importante mudança e introduzir uma versão mais leve do halo nos carros a partir da temporada de 2026, coincidindo com um novo regulamento de motores e chassis diferentes dos atuais.
Nesse sentido, a categoria já está buscando propostas de fornecedores, visando evitar o contínuo aumento do peso dos monopostos, uma preocupação também levantada pelos pilotos.
Atualmente, o peso mínimo dos carros da Fórmula 1 está fixado em 798 kg. Apesar do objetivo de reduzir o peso do halo, a categoria não pretende uma mudança drástica: segundo um documento da FIA, a nova versão do dispositivo deve pesar “mais de 6 kg e ser feita de liga de titânio”.
Quanto o peso do carro pode ser reduzido?
Com o halo atual pesando 7 kg, a FIA pretende reduzir seu peso em cerca de 1 kg no máximo. Para assegurar que a peça não seja menos resistente do que a versão atual, a Fórmula 1 está planejando três testes distintos que serão aplicados ao dispositivo, sujeitando-o a uma carga de até 125 kN (kilonewtons).
Introduzido como medida de segurança após a morte de Jules Bianchi, que colidiu com um trator no GP do Japão de 2014 e faleceu em 2015, o halo tem sido vital desde sua implementação em 2018 para proteger diversos pilotos de acidentes graves.
Um exemplo notável é o caso de Romain Grosjean, que colidiu com o guardrail no GP do Bahrein de 2020, resultando em um incêndio em seu carro. Apesar disso, Grosjean conseguiu escapar com apenas queimaduras leves.