Fim da linha: Red Bull encerra ciclo com Sergio Pérez na Fórmula 1

0

O mundo da Fórmula 1 teve uma notícia que poucos imaginavam confirmada neste domingo (15). A Red Bull encerrou um ciclo na categoria, um período envolvendo o piloto mexicano Sergio Pérez.

A Red Bull não é mais a líder do Mundial de Construtores da Fórmula 1. No GP do Azerbaijão deste domingo (15), com a vitória de Oscar Piastri e nenhum de seus pilotos no pódio, a equipe encerrou um ciclo na ponta, perdendo a liderança pela primeira vez desde maio de 2022.

A passagem por Baku foi difícil para o tempo austríaco. Durante uma corrida no circuito urbano, Max Verstappen não conseguiu se aproximar das primeiras posições, enquanto Sergio Pérez chegou a ocupar o top-3. No entanto, uma reviravolta no final mudou o cenário.

Ciclo encerrado com Pérez

Para muitos, a perda desta liderança no mundial de construtores tem a “culpa” de Sergio Pérez. Com um fraco desempenho na atual temporada, o mexicano viu seu cargo de segundo piloto muito ameaçado. Mesmo assim, a Red Bull manteve “checo”, mesmo com pontos preciosos perdidos ao longo do ano.

Na corrida deste domingo (15), Pérez ajudou a superar Charles Leclerc pela segunda posição e, apesar de ter conseguido, logo foi superado novamente. Em seguida, Carlos Sainz deixou o mexicano para trás, e os dois iniciaram uma disputa que resultou em um toque, levando ambos ao muro faltando apenas uma volta para o fim, sem completar a corrida.

Com isso, Piastri conquistou a vitória no Azerbaijão, Lando Norris, que largou em 15º, terminou em quarto, e Verstappen ficou em quinto. Além disso, Norris registrou a volta mais rápida da prova.

No resultado final, a McLaren assumiu a liderança do Mundial de Construtores com 476 pontos, deixando a Red Bull na vice-liderança, com 20 pontos de desvantagem. Seria menor, se Pérez não tivesse se envolvido no toque com Sainz.

Essa reviravolta marca a primeira vez que a Red Bull perde a liderança desde o GP de Miami de 2022. Além disso, é a primeira vez desde o GP da Austrália de 2014, mais de uma década, que a equipe McLaren lidera a classificação de construtores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.