Nesta quarta-feira (26) a Aston Martin anunciou um novo projeto de carro que será fabricado e comercializado pela marca. Trata-se do Aston Martin Valiant, que é uma versão leve e extrema do Valour, que foi lançado no ano passado em homenagem aos 110 anos de existência da marca.
O Valiant surgiu através de um desafio de Fernando Alonso, que colaborou para a criação deste novo modelo. A marca não revelou o valor de venda, porém é estimado que seu valor seja de US$ 2,56 milhões, o que na cotação atual representa cerca de R$ 13,88 milhões.
O piloto espanhol havia desafio a dvisão Q by Aston Martin, responsável por projetar os carros de rua da marca britânica, em fazer uma versão de pista do Valour mas que também entregasse a experiência de alta velocidade na estrada. O Aston Martin Valiant terá 38 unidades produzidas. Durante o anúncio, Alonso comentou sobre a sua participação no projeto.
“Valour foi uma celebração espetacular do 110º aniversário da Aston Martin e me inspirou a criar uma versão mais extrema, inspirada nos carros de corrida, focada na pista, mas que também proporcionasse uma condução emocionante na estrada. O Valiant nasceu da minha paixão por dirigir no limite e gostei de trabalhar em estreita colaboração com a equipe Q by Aston Martin, tanto no design quanto nas especificações técnicas, e acredito que criamos uma obra-prima.”, afirmou Alonso.
Alonso seguirá por mais alguns anos na Aston Martin
O projeto do Valiant também celebra a renovação de contrato do Fernando Alonso com a Aston Martin, que foi anunciado meses atrás. Ele seguirá na equipe por mais algumas temporadas, sendo que o tempo total de renovação não foi anunciada pela equipe e nem pelo espanhol. A tendência é que esse novo vínculo seja válido até a temporada de 2026.