Depois de ser aconselhada pelo presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, a considerar a compra de uma equipe existente, a Andretti agora pode precisar se preparar para desembolsar substancialmente mais se insistir em entrar como uma nova equipe.
A parceria entre a Andretti e a Cadillac, marca da General Motors, recebeu o apoio da FIA em seus esforços para se tornar a 11ª equipe na Fórmula 1. No entanto, a Formula One Management (FOM) ainda não cedeu em sua resistência à entrada da equipe americana.
A Andretti não se deixou abater e recentemente anunciou a contratação do ex-diretor técnico da F1 Pat Symonds, além da abertura de uma nova base em Silverstone. No entanto, enfrentou um revés quando o presidente da FIA, Ben Sulayem, sugeriu que a equipe deveria considerar “comprar outra equipe” existente, apesar de seu apoio contínuo à entrada da Andretti no grid da F1.
Andretti pode ter que pagar fortuna pra entrar na F1
Se a Andretti continuar com seus planos de se tornar a 11ª equipe da F1, a taxa de inscrição pode triplicar. Atualmente, há uma taxa de anti-diluição de US$ 200 milhões para uma nova equipe, dividida entre os construtores atuais.
Ben Sulayem acredita que um aumento para US$ 600 milhões seria mais adequado no novo Acordo Concórdia em negociação. “Precisamos de um equilíbrio. US$ 200 milhões são muito baixos? Acredito que US$ 600 milhões é algo adequado para o mercado atual”, disse Ben Sulayem à Reuters.
Falando recentemente ao site PlanetF1.com, o campeão mundial de 1978, Mario Andretti, afirmou que passar nas inspeções da FIA foi o principal obstáculo superado, à medida que continuam os esforços para convencer a Fórmula 1 a abrir a porta que ainda está trancada.
“Sinto que provavelmente a parte mais difícil foi ser aprovado pela FIA”, disse ele em entrevista exclusiva. “Isso foi um negócio sério, o sistema era muito robusto e veja quantas equipes se inscreveram.”