A temporada 2024 da Fórmula 1 começou com a Oracle como o principal investidor em patrocínio de uma equipe da categoria, na Red Bull. No entanto, uma nova negociação alterou o cenário.
A Ferrari anunciou um acordo milionário com a HP, que injetará US$ 100 milhões anuais nos cofres da Scuderia, além de fornecer equipamentos de última geração, incluindo impressoras 3D essenciais para o desenvolvimento dos carros modernos.
Patrocínio da HP também traz outros benefícios
Com esse contrato, a Ferrari não só garante um significativo aporte financeiro, mas também atualiza seu parque tecnológico. A HP passa a integrar o seleto grupo de patrocinadores “master” da F1, dividindo o topo da lista com a Oracle.
Do ponto de vista financeiro total, considerando o fornecimento de softwares e hardwares, a Oracle ainda deve liderar o ranking de patrocínios externos da F1. No entanto, a chegada da HP impacta a lista dos cinco maiores patrocinadores externos individuais das equipes na F1. A Bybit, que repassava cerca de US$ 40 milhões anuais para a Red Bull, saiu do top 5.
Aqui está uma tabela atualizada com os cinco maiores patrocinadores externos da F1 no momento, com base no valor repassado diretamente às equipes:
- Oracle – Red Bull Racing – US$ 100 milhões
- HP – Ferrari – US$ 100 milhões
- Aramco – Aston Martin – US$ 75 milhões
- Petronas – Mercedes – US$ 70 milhões
- Stake – Sauber – US$ 50 milhões
Nota: Todos os valores são estimativas, baseadas em consultas a diferentes fontes dentro do paddock da F1 e em diferentes equipes em 2024.