Na corrida Sprint do Grande Prêmio de Miami, Kevin Magnussen surpreendeu todos ao receber nada mais do que quatro punições, por usar todos os artifícios para conseguir defender sua posição contra Lewis Hamilton. Na corrida, ele também recebeu punições e por conta disso a categoria decidiu aplicar alguns pontos na sua superlicença, o que deixa ele cada vez mais próximo de ficar suspenso de uma corrida.
Por da grande quantidade de punições recebidas, a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) estuda uma forma de ser mais rígida com aqueles que são reincidentes em uma corrida. De acordo com o portal de notícias inglês “Autosport“, é estudado aplicar drive-throughs para pilotos reincidentes em uma corrida. O chefe de equipe da Racing Bulls, Laurent Mekies, demonstrou ser a favor desta alteração.
“Uma coisa é desacelerar estrategicamente os carros atrás de você para ajudar seu companheiro de equipe ou para ajudar na sua corrida, outra coisa é cortar a pista e ganhar uma posição sobre alguém para depois desacelerá-lo. Acho que o esporte precisa encontrar uma maneira de evitar que isso aconteça. Não é tão difícil assim, chamamos de drive-through. O regulamento permite que os comissários de bordo julguem o que aconteceu e façam isso”, afirma Mekies.
FIA pode preparar punições mais severas já no GP da Emilia-Romagna da F1
Ainda, de acordo com o portal de notícias inglês “Autosport“, as punições mais rígidas já podem ser aplicadas no Grande Prêmio da Emilia-Romagna. A FIA irá discutir esse assunto com os comissários da corrida na reunião dos chefes de equipe, que será realizada antes do início do primeiro treino livre, que acontecerá às 08h30min.