FIA não gostou do que viu e aplicou pesada punição em Max Verstappen

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Se no GP dos Estados Unidos, realizado em Austin, no último fim de semana, Lando Norris acabou penalizado, desta vez a história foi completamente diferente e quem acabou parando na “cardeneta” dos comissários foi Max Verstappen.

O holandês recebeu duas penalidades de dez segundos cada, após intensas disputas com Lando Norris no GP do México de Fórmula 1. O piloto da Red Bull Racing cumpriu a primeira punição em sua parada inicial nos boxes e, apesar das penalidades, conseguiu recuperar posições, terminando em sexto lugar. Já Norris, que evitou o contato com Verstappen, cruzou a linha de chegada em segundo, reduzindo a diferença para o holandês no campeonato de pilotos.

Norris se manifestou após manobra feita pelo holandês

Durante a corrida, Norris descreveu a manobra de Verstappen como “perigosa” em uma mensagem de rádio para sua equipe, enquanto o holandês criticou a decisão dos comissários, chamando-a de “absurda”. Norris afirmou que precisou desviar para evitar uma colisão, e os comissários da FIA concordaram, determinando a primeira penalidade de dez segundos para o tricampeão do mundo da Red Bull.

A primeira infração foi aplicada porque Verstappen forçou Norris para fora da pista na curva 4, enquanto o britânico tentava ultrapassá-lo pela parte externa. “Norris estava à frente de Verstappen na entrada, ápice e saída da curva, quando foi pressionado para fora”, apontou o relatório dos comissários.

A segunda penalidade foi dada após Verstappen sair da pista para tentar ganhar uma vantagem duradoura. Após o primeiro incidente na curva 4, ele tentou ultrapassar Norris novamente pela parte interna da curva 8.

“Verstappen estava à frente no ápice da curva e teria direito ao espaço necessário”, explicaram os comissários. “Contudo, ao forçar Norris para fora da pista, Verstappen manteve a posição obtida fora dos limites do circuito, violando as regras que proíbem obter vantagem ao ultrapassar fora dos limites da pista”, concluiu o comunicado.

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