FIA faz valer o regulamento e Ferrari vai receber mais de R$ 800 milhões

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Graças aos termos estabelecidos no Acordo da Concórdia, as dez equipes da Fórmula 1 recebem recompensas financeiras proporcionais à posição conquistada no Campeonato de Construtores. Isso explica, por um lado, as disputas intensas no pelotão intermediário – como ocorreu neste ano entre Alpine, Haas e Racing Bulls pelo sexto lugar – e, por outro, a resistência das equipes em aceitar novas participantes na categoria, o que obrigaria a dividir os recursos financeiros com mais concorrentes.

Como o prêmio é dividido?

A parte destinada às equipes é composta por 50% das receitas comerciais geradas pela Fórmula 1 na temporada. No entanto, esse percentual pode variar, pois, ao ultrapassar certos limites de receita, a FOM (Formula One Management) pode reduzir a parcela destinada às equipes. Em 2022, por exemplo, esse percentual foi ajustado para 45%. Além disso, a Ferrari tem assegurados 5% do montante total graças ao seu status histórico, e há bônus adicionais para conquistas passadas.

Com base no prêmio total de 2023, estimado entre US$ 1,2 bilhão e US$ 1,3 bilhão, a revista Autosport realizou uma análise para projetar as divisões financeiras. Embora o faturamento da Fórmula 1 tenha registrado um crescimento de 25% nos três primeiros trimestres de 2024, isso não garante automaticamente um aumento proporcional nos valores destinados às equipes.

Estimativa dos Prêmios

Abaixo, a projeção de distribuição, com a McLaren liderando:

PosiçãoPrêmio (US$)Equipe
140 milhõesMcLaren
131 milhõesFerrari
122 milhõesRed Bull
113 milhõesMercedes
104 milhõesAston Martin
95 milhõesAlpine
87 milhõesHaas
78 milhõesRacing Bulls
69 milhõesWilliams
10º60 milhõesSauber

Vale destacar claramente a McLaren, como campeã do mundial de construtores faturando uma bolada de quase R$ 900 mil. E a Ferrari, que após anos voltou a mostrar um bom desempenho como equipe e faturou alto com mais de R$ 800 mil, lembrando que esses valores convertidos em reais.

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