FIA explica de uma vez por todas a trapalhada do Safety Car em Miami

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A FIA esclareceu por que o safety car entrou na pista à frente de Max Verstappen, que naquele momento ocupava a segunda posição, em vez de Lando Norris, o líder do GP de Miami de Fórmula 1.

Essa decisão acabou favorecendo o piloto da McLaren, que fez um pit stop e manteve a liderança. Norris herdou a ponta depois que os primeiros colocados pararam para trocar os pneus.

Quando Norris saiu do pit lane, ele tinha uma vantagem significativa sobre Verstappen, que permanecia atrás do safety car. A diferença entre os dois continuou aumentando, já que a McLaren seguiu o delta enquanto a Red Bull ficou retida. A situação foi corrigida com a liberação do safety car, que permitiu o agrupamento do pelotão atrás da McLaren.

Veja o que diz a FIA sobre o ocorrido

“A decisão de enviar o safety car à pista foi tomada após uma consideração cuidadosa, resultando em uma pequena perda de tempo para Norris, cerca de vinte metros”, explicou a FIA ao site RacingNews365.

“Naquele momento, a direção de prova optou por uma volta lenta para reunir todos os carros e permitir que os fiscais começassem a remover o veículo acidentado, o que não seria possível se todos os carros ultrapassassem o safety car imediatamente. Então eles esperaram até que todos estivessem agrupados antes de liberar a passagem”, finalizou a FIA.

Após a relargada, Norris ampliou a diferença para Verstappen. Isso se deveu em parte aos pneus mais novos e ao bom ritmo de corrida da McLaren, mas também aos danos no assoalho sofridos pelo holandês ao cortar a chicane nas curvas 14 e 15 na volta 21. O piloto da McLaren conquistou a vitória com uma vantagem confortável, cruzando a linha de chegada sete segundos à frente do holandês.

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