FIA encontrou irregularidade e baniu “trapaça” usada pela McLaren
Nesta temporada, a McLaren está bem próxima de conseguir voltar a conquistar o Mundial de Construtores. Após conseguir passar a Red Bull, após o Grande Prêmio do Azerbaijão, a equipe segue na liderança desde então. Com mais três corridas para serem disputadas, a tendência é que eles consigam assegurar o título. A última vez que a McLaren foi campeã do título de equipes aconteceu em 1998. Curiosamente, existe uma semelhança com relação as duas temporadas.
Em ambas, a equipe tinha um sistema em seu carro que foi grande alvo de polêmica. Enquanto neste ano a asa da equipe foi o alvo das reclamações das equipes, em 1998 o sistema de freios que eles usavam foi alvo até mesmo da Federação Internacional do Automobilismo (FIA), que proibiu o sistema que a equipe usava.
FIA precisou intervir para banir freio usado pela McLaren entre 1997 e 1998
Na temporada de 1997, a McLaren decidiu fazer uma mudança interessante em seu sistema de freios. Ela resolveu adicionar um freio extra na parte traseira do seu bólido, o que ajudou o carro a conseguir resultados melhores ao longo daquela temporada. Esse sistema foi descoberto graças a uma foto de dentro do cockpit, que mostrou a existência de um pedal extra.
Esse sistema de freios seguiu no carro da McLaren ao longo da temporada de 1998, que terminou com a equipe como campeã da Fórmula 1. Para 1999, a FIA decidiu intervir e fez mudanças em seu regulamento, que proibiu a existência desse tipo de sistema.