FIA decide mudar regra envolvendo bandeira vermelha e pilotos podem se dar mal

0

Não será mais o mesmo na Fórmula 2 e Fórmula 3! A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) pretende impor penalidades nos pilotos que ocasionarem, isoladamente, interrupções por bandeiras vermelhas. Essa ação faz parte das alterações ao regulamento de 2024. Essa reviravolta na regra do automobilismo é um marco para os pilotos das citadas categorias.

Porém, a dúvida que permanece é: como será aplicada essa regra? Quando um competidor ocasionar sozinho um momento de paralisação em decorrência de bandeira vermelha, este será impedido de retornar à sessão. Além disso, os tempos antes atingidos de volta mais rápidos serão completamente descartados. Para o desapontamento de algumas escuderias, os comissários terão voz ativa e sua decisão não poderá ser contestada durante a classificação.

Estas penalidades são aplicáveis à Fórmula 1?

O curioso é que essa nova regra não se estende à Fórmula 1. Em 2021, existia uma conversa a respeito desta possibilidade por parte do então diretor de corridas, Michael Masi. Segundo ele, a ídeia era revolucionar a categoria principal do automobilismo. E mais, a sua intenção era usar como referência a esfera americana, na qual o piloto que causa a emissão de uma bandeira vermelha em sessões de classificação é penalizado com a perda de suas duas melhores voltas, situação semelhante àquela que ocorre no IMSA SportsCar.

Como a Fórmula 1 lidou com situações semelhantes?

Na Fórmula 1, um caso que gerou muita polêmica aconteceu quando Charles Leclerc, nos segundos finais da classificação do GP de Mônaco, acabou colidindo e implodindo a pole. Ele possuía o tempo mais rápido até o momento da intercorrência. Em 2022, um caso semelhante ocorreu com Sergio Pérez, no circuito de rua de Monte Carlo. Pérez colidiu, também nos segundos finais da classificação, mas acabou na terceira posição, à frente de Max Verstappen que estava em plena ascensão e tinha chances de garantir a posição de destaque. No fim das contas, as duas Ferrari conquistaram a primeira fila. Essas situações alavancaram a discussão sobre a aplicação de penalidades em situações de bandeira vermelha.

Além de estipular as penalidades, a FIA estabeleceu que posicionarão os pilotos de acordo com o campeonato se não houver treinos livres ou classificação. A F2 e a F3 voltarão somente no próximo ano, acompanhando a F1, no GP do Bahrein, no dia 2 de março. A FIA continua, assim, impondo mudanças para melhorar e tornar a competição mais justa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.