FIA bate o martelo e decide NÃO fazer mudança na Fórmula 1
A temporada de 2024 da Fórmula 1 foi marcada por muita emoção e polêmicas. Na disputa pelo Mundial de Pilotos, Max Verstappen conseguiu assegurar a quarta conquista da sua carreira. Já pelo título de equipes, a McLaren conseguiu assegurar o título, que não conseguia conquistar desde 1998. Entre as grandes polêmicas desta temporada, está com relação a flexibilidade da asa dianteira.
Em algumas corridas, a asa usada pela McLaren foi alvo de grandes polêmicas, sendo que ela gerou algumas reclamações por parte de outras equipes da F1. Mesmo com tantas polêmicas ao longo de 2024, a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) decidiu não fazer mudanças nos testes das peças para a próxima temporada. Em entrevista concedida ao Motorsport, o diretor de monopostos da F1, Nikolas Tombazis, comentou sobre a decisão de optar por não fazer mudanças nos testes das asas.
“Estamos muito felizes com o que vimos. É também uma questão de saber se você acha que um teste significativo pode ser feito. Os testes mais bem-sucedidos imitam o máximo possível o que acontece na vida real com cargas e na asa anterior, por exemplo, é razoavelmente bem-sucedido. Na asa dianteira, a variedade entre carros tornaria isso bem difícil”, afirmou Tombazis.
Em meio a decisão, FIA só deve trazer mudanças nos testes da Fórmula 1 em 2026
Com a decisão de não fazer mudanças nos testes das peças para 2025, a expectativa é que possíveis mudanças nos procedimentos da Fórmula 1 só venham a acontecer em 2026, quando o regulamento da categoria passará por grandes mudanças. Com a modificação dos bólidos usados, os procedimentos de verificação das peças usadas devem passar por, ao menos, pequenas modificações.