A Haas fez um anúncio que agitou a Fórmula 1, nesta semana a equipe confirmou a contratação de Oliver Bearman para a temporada 2025. O piloto da academia Ferrari vai correr pelo time norte-americano no ano que vem. Mas sendo um nome ligado a famosa equipe de Maranello, fica a dúvida se os italianos pressionaram a equipe a contratar a joia do automobilismo.
Aeao Komatsu, confirmou que não houve interferência da Ferrari nessa decisão. O anúncio oficial ocorreu antes do GP da Inglaterra, e o britânico de 19 anos assinou um contrato de longo prazo com a equipe americana.
Bearman já havia participado de treinos livres e testes pela Haas na temporada passada, o que o colocou como favorito para a vaga de piloto titular em 2025. Komatsu destacou ter ficado impressionado com Bearman desde sua primeira participação em um treino livre pela Haas, no México. “Desde o primeiro dia, quando ele pilotou para nós no TL1 no México, fiquei muito impressionado com Ollie”, afirmou o chefe da equipe.
“Não apenas pela velocidade, mas também pela ética de trabalho, atitude, comunicação com os engenheiros, compreensão do programa como um todo e adaptação de sua abordagem. Além disso, ele aprende rapidamente no carro. Durante simulações de classificação e treinos com tanque cheio, ele consegue identificar seus erros, corrigi-los e aplicar as instruções dos engenheiros na volta seguinte. Vejo um grande potencial neste jovem piloto”, complementou.
Resultados na F2 não pesaram na decisão
Apesar do desempenho irregular de Bearman na Fórmula 2 em 2024, onde está em 14º no campeonato, Komatsu enfatizou que os resultados na F2 não foram determinantes na decisão. “Não demos muita importância aos resultados dele na F2”, disse Komatsu.
“Não conheço toda a história dele, mas após tantos treinos livres, obtivemos uma visão completa do que ele pode fazer, suas áreas de melhoria, seus pontos fortes e fracos. Para mim, isso foi suficiente”, acrescentou.
Além de participar do treino livre em Silverstone nesta sexta-feira com a Haas, Bearman negou que a Ferrari tenha influenciado na decisão da equipe de contratá-lo. “Foi uma decisão nossa. Não foi algo imposto pela Ferrari”, afirmou Komatsu.
“Levamos em consideração o feedback positivo após a substituição de Carlos Sainz na Ferrari em Jeddah, mas a escolha foi nossa. Gene Haas e eu decidimos que era a melhor opção.”
Komatsu indicou que espera uma troca de informações com a Ferrari para avaliar o progresso de Bearman ao longo do tempo. “Sim, acredito que sim”, respondeu Komatsu quando perguntado sobre o compartilhamento de impressões com a Ferrari.
“No primeiro teste no México, a Ferrari pediu para um de nossos engenheiros que acompanhou Ollie participar de algumas reuniões. Concordamos com isso, mas desde então, não houve mais contato da Ferrari. No entanto, sempre que Fred Vasseur, chefe da Ferrari, tem perguntas, estou pronto para fornecer feedback. Portanto, espero que haja um diálogo informal e intermitente”, explicou.
Por fim, Komatsu justificou a escolha de um contrato de longo prazo com Bearman. “É um contrato de vários anos. Não faz sentido ter alguém por apenas um ano, especialmente alguém tão jovem quanto Ollie. Então, no mínimo, será por dois anos”, concluiu o chefe da Haas.