Rubinho Barrichello é considerado um dos maiores nomes do automobilismo brasileiro que passaram pela Fórmula 1 na era pós-Senna. A sua melhor forma na categoria foi na Ferrari, entre os anos de 2000 a 2005. Com um bom carro nas mãos, ele conseguiu conquistar algumas vitórias e foi importante para que Michael Schumacher conquistasse os titulos entre os anos de 2000 a 2004.
Rubinho foi contrato pela escuderia italiana no segundo semestre de 1999, onde ele iria entrar na equipe no lugar de Eddie Irvine. Para contar com ele, os italianos precisaram desembolsar a quantia de US$ 10 milhões por ano, sendo que ele iria competir pela equipe até o ano de 2002. Esse valor era 1/3 do que Michael Schumacher, que ainda estava na busca para conseguir seu primeiro título pela equipe, ganhava durante o ano.
Rubinho teve passagem na Ferrari recheada de polêmicas
Mesmo que Rubinho Barrichello tenha sido importante para que Michael Schumacher conseguisse conquistar seus títulos, todo o brilho do alemão foi importante para ofuscar a passagem do brasileiro pela equipe italiana. O principal momento polêmico foi no Grande Prêmio da Áustria de 2002, quando a escuderia italiana deu uma ordem de equipe para que o brasileiro terminasse atrás de Schumacher.
Por algumas voltas ele e a equipe discutiram no rádio sobre a situação, já que ele não corria risco de ser ultrapassado pelo alemão em uma disputa. Mesmo que não quissese cumprir o solicitado, nos metros finais ele cedeu e deixou Schumacher vencer. A situação causou uma enorme polêmica e que até hoje é lembrada.