Fernando Alonso teve famosa marca no automobilismo igualada neste fim de semana

0

Robert Kubica celebrou uma conquista marcante no último fim de semana, ao ver o AF Corse #83 cruzar a linha de chegada com a primeira vitória da temporada na Lone Star Le Mans do WEC. Uma vitória que significou uma marca histórica no mundo da velocidade.

Com essa conquista, o polonês se juntou ao espanhol Fernando Alonso e o australiano Mark Webber como os únicos pilotos na história a vencer tanto na Fórmula 1 quanto na classe principal do Mundial de Endurance.

Primeira conquista na categoria do WEC

O triunfo em Austin foi o primeiro de Kubica na categoria dos hipercarros do WEC, na qual ele compete desde o início da temporada atual. Embora Kubica já tenha vencido na categoria LMP2 com três vitórias no ano passado pela WRT, esta é sua primeira vitória na classe principal. Na Fórmula 1, ele conquistou a vitória no GP do Canadá de 2008, quando corria pela BMW.

Os únicos outros pilotos a alcançar esse feito são Alonso e Webber. O espanhol, bicampeão mundial de Fórmula 1, é o sétimo maior vencedor da história da categoria, com 32 vitórias entre 2003 e 2013. Sua primeira vitória foi no GP da Hungria, pela Renault, e a mais recente — até o momento — foi no GP da Espanha com a Ferrari.

No WEC, Alonso também tem um currículo impressionante. Ele venceu as 24 Horas de Le Mans nas duas edições que participou, em 2018 e 2019, com a Toyota. Além disso, conquistou o campeonato do WEC na temporada 2018/19 com cinco vitórias em oito corridas, também com a equipe japonesa. Fernando dividiu o carro #8 com Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima.

Por fim, Webber encerrou sua carreira na Fórmula 1 com nove vitórias: Alemanha-2009, Brasil-2009, Espanha-2010, Mônaco-2010, Inglaterra-2010, Hungria-2010, Brasil-2011, Mônaco-2012 e Inglaterra-2012, todas com a Red Bull. No WEC, Mark tentou realizar o sonho de vencer as 24 Horas de Le Mans e participou da corrida cinco vezes, mas nunca conseguiu a vitória.

No entanto, o australiano conquistou oito vitórias nas duas últimas temporadas que disputou na categoria, em 2015 e 2016, e garantiu o título da primeira com a Porsche, ao lado de Brendon Hartley e Timo Bernhard no carro #17.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.