Max Verstappen já afirmou diversas vezes que não pretende permanecer na Fórmula 1 até uma idade avançada. Fernando Alonso, o piloto mais experiente do grid, compreende o desejo do holandês, mas acredita que, com base em sua própria experiência, Verstappen pode mudar de ideia e prolongar sua carreira na categoria.
Verstappen tem contrato com a Red Bull Racing até 2028. O holandês ainda não decidiu se renovará o vínculo depois desse período, o que dependerá de diversos fatores. Alonso, por sua vez, está na Fórmula 1 desde 2001, tendo se afastado da categoria entre 2019 e 2020, mas retornado posteriormente.
Alonso fala sobre identificação com Verstappen
Alonso se identifica com Verstappen devido a sua própria trajetória: “Eu pensava igual ao Max quando tinha a idade dele”, disse o bicampeão ao The Times. “Lembro que em 2007 assinei um contrato de três anos com a McLaren depois de ser campeão com a Renault. Tinha 200% de certeza de que seria meu último contrato.” No entanto, o espanhol acabou indo para a Ferrari.
Com o tempo, Alonso voltou a considerar a aposentadoria. Ele chegou a se afastar da F1, mas retornou em 2021. “Eu pensei que 2018 seria minha última temporada e disse ‘adeus’ à F1, achando que já era o suficiente para minha carreira. Mas percebi que, mesmo quando decidi parar, não consegui”, concluiu Alonso, que em seu período afastado da F1, correu duas vezes na Indy 500, no WEC e também participou do Rally Dakar.