Felipe Massa recebe confirmação e acaba de ser passado para trás na Fórmula 1

0

Felipe Massa é um dos grandes nomes na história da Fórmula 1 e ajudou o Brasil a ter números ainda melhores na maior categoria do automobilismo mundial. Mas, um fato confirmado neste fim de semana, tirou do ex-piloto da Ferrari uma importante marca.

Massa é o último piloto brasileiro a pontuar na categoria. Foi na temporada 2017, no GP que encerrou aquele ano em Abu Dhabi. Felipe foi o 10º colocado pilotando a Williams, somou um ponto na classificação e fez a última pontuação do Brasil na Fórmula 1. Além disso, foi o último ponto de um piloto sul-americano, mas esse feito caiu por terra.

No último domingo (15), o argentino Franco Colapinto pontuou também com a Williams no GP do Azerbaijão, ao cruzar a linha de chegada na 8ª colocação, marcando quatro pontos no mundial. Com isso, o argentino tomou o lugar de Massa como o último sul-americano a garantir pontos na Fórmula 1.

Pontuação histórica do argentino

O oitavo lugar de Franco Colapinto no Grande Prêmio do Azerbaijão garantiu a ele quatro pontos no Campeonato Mundial de Pilotos da temporada 2024 da Fórmula 1. Além disso, com esse resultado, ele se tornou o primeiro piloto argentino a marcar pontos na F1 em mais de 40 anos.

A última vez que um piloto argentino terminou uma corrida na zona de pontuação foi em 23 de janeiro de 1982, quando Carlos Reutemann conquistou o segundo lugar no GP da África do Sul. Curiosamente, Reutemann também corria pela Williams, assim como Franco Colapinto.

“Marcar meus primeiros pontos na Fórmula 1 é uma sensação incrível. Estou muito orgulhoso do que conseguimos alcançar juntos como equipe. É gratificante termos pontos para mostrar todo o esforço e trabalho que fizemos, especialmente em minha segunda corrida”, disse o piloto.

Após essa corrida, Carlos Reutemann deixou a F1 no GP do Brasil de 1982, iniciando um longo período em que a Fórmula 1 viu poucos pilotos argentinos em destaque. Nos anos seguintes, pilotos como Oscar Larrauri (1988 e 1989), Norberto Fontana (1997), Esteban Tuero (1998) e Gastón Mazzacane (2000 e 2001) participaram como titulares, mas não marcaram pontos.

Curiosamente, Colapinto igualou o melhor resultado do período: Esteban Tuero foi oitavo no GP de San Marino de 1998, e Gastón Mazzacane também terminou em oitavo no GP da Europa de 2000, ambos pela Minardi. Naquela época, apenas os seis primeiros pontuavam.

Neste domingo (15), ainda dentro do carro, Colapinto recebeu elogios do chefe de equipe da Williams. “Estou realmente orgulhoso de você. Foi um final de semana perfeito do início ao fim”, celebrou o dirigente.

“Você terminou logo atrás do Alex (Albon, que ficou em sétimo) com uma estratégia diferente, conseguiu gerenciar pneus que estavam em uma situação complicada e se tornou um piloto que pontuou com a Williams. Isso nunca vai mudar, ninguém pode tirar isso de você”, completou.

Colapinto começou a temporada como piloto de testes da Williams, mas foi promovido a titular até o final do ano após a dispensa de Logan Sargeant. Ele estreou no GP da Itália, terminando em 12º lugar. Com os quatro pontos conquistados em Baku, ele já ocupa o 19º lugar na classificação da temporada, superando inclusive o próprio Sargeant.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.