Na sexta-feira, 7 de fevereiro de 2023, ocorreu um incidente durante um teste da equipe Ducati no circuito de Portimão. O piloto Franco Morbidelli perdeu o controle da sua moto e caiu, sendo prontamente levado para o hospital em Faro, uma cidade portuguesa próxima ao autódromo. O acidente causou a interrupção da atividade.
O piloto da Pramac, que pilotava um modelo Panigale V4S, semelhante ao que a Ducati utiliza no Mundial de Superbike, sofreu o acidente ao cair na curva 9. Morbidelli fazia parte do segundo dia de testes organizados pela fábrica de Bolonha no circuito de Portimão, que contava com a presença de diversos pilotos, inclusive da MotoGP.
Ajuda dos irmãos Márquez
O italiano foi auxiliado pelos irmãos Álex e Marc Márquez, que o levaram até o centro médico após o impacto. Consciente e acordado, Morbidelli compartilhou uma foto em sua cama de hospital em suas redes sociais, fazendo um sinal de positivo na imagem publicada pela Pramac.
“Após o grave acidente, Franco foi prontamente levado para um hospital para exames detalhados. Os testes iniciais mostraram sinais positivos sobre sua atual situação e ele passará a noite no Hospital de Faro por razões de segurança”, informou a Pramac em suas redes sociais.
Temporada 2023
Em 2023, Morbidelli formará dupla com Jorge Martín, em um contrato assinado diretamente com a Ducati. Ele substituirá Johann Zarco, que irá para a LCR Honda para ocupar o lugar deixado por Álex Rins. Até o momento, Morbidelli realizou apenas um teste com a Pramac, em Valência, no final de 2022.
A MotoGP volta a acelerar entre 6 e 8 de fevereiro de 2023, com os testes de pré-temporada na Malásia, no circuito de Sepang. A cobertura completa do evento, assim como de outras classes do Mundial de Motovelocidade durante o ano, é feita pelo GRANDE PRÊMIO.