Famoso “parça” de Verstappen disse NÃO para trabalhar com Hamilton na Ferrari
Como já vinha sendo especulado há algum tempo, apesar das tradicionais negativas, a Ferrari decidiu entregar a direção técnica do chassi a Loic Serra, engenheiro francês proveniente da Mercedes.
No novo organograma de Maranello, Serra será responsável por supervisionar o trabalho de Fabio Montecchi (engenharia de chassi), Diego Tondi (aerodinâmica), Matteo Togninalli (engenheiros de pista) e Diego Ioverno (operações de chassi).
Enrico Gualtieri foi mantido como diretor técnico da unidade de potência. Tanto Serra quanto Gualtieri deverão se reportar diretamente a Frederic Vasseur, chefe de equipe e gerente geral da Scuderia.
Famoso nome da Red Bull disse NÃO para Ferrari
Além das longas negociações que não se concretizaram com Adrian Newey — que provavelmente nunca esteve tão próximo de Maranello em toda a sua carreira —, um novo nome da Red Bull surgiu recentemente como alvo da Ferrari para reforçar sua equipe.
Segundo o Corriere dello Sport, em texto de Fulvio Solms, Vasseur teria feito uma oferta a Gianpiero Lambiase durante o verão. Lambiase, na Red Bull, acumula as funções de chefe dos engenheiros de pista e engenheiro de corrida de Max Verstappen.
A ideia de Vasseur era formar uma dupla Lambiase-Hamilton a partir de 2025. No entanto, o ítalo-britânico teria recusado a proposta. As recentes declarações de Helmut Marko, que reiterou várias vezes a intenção de manter a todo custo os homens-chave da equipe, podem ser vistas nesse contexto. O engenheiro de corrida de Lewis Hamilton na Ferrari será Riccardo Adami, que vem da equipe de Carlos Sainz.
Parceiro de Verstappen na Red Bull
Na Fórmula 1 desde 2005, Gianpiero Lambiase, de 44 anos, com dupla cidadania italiana e britânica, iniciou sua carreira na Jordan, antes de se transferir para a Red Bull dez anos depois. Ao longo de sua trajetória, atuou como engenheiro de pista de diversos pilotos, como Giancarlo Fisichella, Vitantonio Liuzzi, Paul di Resta, Sergio Perez, Daniil Kvyat e, finalmente, Max Verstappen.
Suas comunicações via rádio com o campeão holandês são famosas, marcadas por uma relação muito franca e direta. Nesse contexto, muitos lembrarão da troca de mensagens entre eles em Budapeste, que, apesar da tensão, não afetou sua sólida parceria profissional.
Por fim, o Corriere dello Sport também confirmou a iminente chegada de outro engenheiro francófono à Ferrari, Franck Sanchez. Na Fórmula 1 desde 2011, com passagens pela Marussia e Toro Rosso/Alpha Tauri, ele atua na Sauber como chefe de aerodinâmica desde julho de 2021.