Famoso nome da F1 nas últimas décadas bate o martelo e está de volta para categoria
Na quinta-feira (10), a Haas surpreendeu o mundo do automobilismo ao anunciar que a Toyota Gazoo Racing é a sua nova parceira técnica na Fórmula 1. Há alguns meses, já era especulado que a equipe americana poderia fechar um acordo com a montadora japonesa, o que foi tratado apenas como um rumor por ambas as partes. Essa é a primeira vez, após mais de 10 anos, que a Toyota está envolvida na principal competição do automobilismo mundial.
Neste acordo, a marca irá oferecer os serviços de desing, técnica e fabricação para a equipe. Em contrapartida, a Haas oferta sua experiência e benefícios comerciais. Como forma de celebrar este novo acordo, a Toyota Gazoo Racing estará estampada nos carros da equipe para o Grande Prêmio dos Estados Unidos. Em entrevista à imprensa, o chefe da esquadra norte-americana, Ayao Komatsu, comentou sobre essa nova parceria.
“A capacidade de aproveitar os recursos e a base de conhecimento disponíveis na Toyota Gazoo Racing, ao mesmo tempo em que se beneficia de seus processos técnicos e de fabricação, será fundamental para nosso próprio desenvolvimento e nosso claro desejo de aumentar ainda mais nossa competitividade na F1. Em troca, oferecemos uma plataforma para a Toyota Gazoo Racing utilizar totalmente e, posteriormente, avançar suas capacidades de engenharia interna”, afirmou Komatsu.
Haas contou com “benção” da Ferrari para sacramentar retorno da Toyota na F1
Ayo Komatsu também deixou claro que a parceria entre Haas e Toyota teve o aval da Ferrari, que é fornecedora de motores da equipe há anos. No início deste ano, o contrato entre as partes expandiu ainda mais e, aos poucos, os laços entre as equipes tem ficado cada vez mais estreitos.
“Estou naturalmente satisfeito por termos tido o apoio de pessoas como a F1 e nossa parceira de longa data, a Scuderia Ferrari — com quem anunciamos nossa continuação no início da temporada, na formação desta nova parceria técnica — projetada para alcançar sucesso contínuo em nossos esforços de F1.”