F1: Chefão da McLaren traz notícia preocupante aos torcedores para temporada 2025
Helmut Marko comentou no início da temporada sobre as inovações do Red Bull RB20, destacando que “se tivéssemos ficado parados, os outros teriam nos alcançado; tivemos que correr riscos, e agora nossos adversários não conseguirão copiar essas soluções”. Essas palavras refletiam as mudanças significativas introduzidas no carro, como uma nova distribuição do sistema de refrigeração, projetada para melhorar o desempenho do já dominante RB19, vencedor de 21 das 22 corridas de 2023.
Entretanto, após um início promissor, o RB20 não conseguiu repetir o sucesso de seu antecessor. O crescimento das equipes concorrentes foi evidente a ponto de a Red Bull terminar a temporada em terceiro lugar no Campeonato de Construtores, impactada também pelo desempenho irregular de Sergio Pérez.
Em Monza, Max Verstappen foi direto ao apontar que a equipe de Milton Keynes transformou um carro dominante em um “monstro”. Além disso, o uso de seis motores de combustão interna pelo piloto holandês ao longo da temporada levantou dúvidas sobre a eficiência do novo sistema de refrigeração.
Chefe da McLaren avisa: “Corremos riscos em 2025”
2025 marcará o último ano do ciclo regulatório atual, e, segundo o CEO Zak Brown, a McLaren pretende adotar uma abordagem ousada, assim como a Red Bull fez um ano atrás. “Corremos riscos no carro de 2025 – fomos corajosos em alguns aspectos”, declarou Brown ao jornal Autosport.
“Não seguimos a abordagem de ‘o carro está bom, vamos ajustar alguns detalhes’. Até pouco tempo atrás, nossa mentalidade era ‘ser tão bom quanto eles’, mas agora pensamos ‘vencer todos’.”
Nas últimas temporadas, a McLaren se destacou pela eficácia de suas atualizações, que consistentemente melhoraram o desempenho dos carros laranja-mamão. Enquanto isso, Ferrari, Mercedes e Red Bull enfrentaram dificuldades ao implementar inovações, muitas vezes sofrendo com efeitos colaterais inesperados.
A grande questão para 2025 será se os riscos assumidos pela McLaren no desenvolvimento do novo carro resultarão em sucesso, como ocorreu com as atualizações recentes, ou se, assim como no caso da Red Bull, a necessidade de “inovar para manter a vantagem” se tornará um obstáculo inesperado.