A McLaren está voltando a velha forma que a colocou entre as grandes equipes da história da Fórmula 1. Após ser coadjuvante nos últimos anos, o time inglês está voltando a brigar pelo topo do grid, animando fãs e torcedores da equipe criada por Bruce McLaren.
Mas uma coisa ainda incomoda e diz respeito as vitórias. Apesar do triunfo de Lando Norris no GP de Miami, claramente algumas oportunidades estão sendo desperdiçadas, que poderiam render pontos preciosos na briga da equipe nos mundiais de pilotos e construtores.
Recentemente, a McLaren perdeu outra oportunidade de vitória no GP da Inglaterra, e Bernie Collins, ex-engenheira e estrategista da Fórmula 1, explicou onde a equipe pode ter cometido erros que custaram até mesmo uma dobradinha do time correndo em casa.
Collins acredita que a principal falha está na demora para tomar decisões, especialmente quando se trata de Norris.
“Foi realmente interessante de observar porque a McLaren estava em uma posição forte para usar outro conjunto de pneus médios. Obviamente, todos começaram com pneus médios ou algo parecido, e esse foi um pneu muito forte para a última parte da corrida”, disse ela. “Em vez de chamar isso de erros de estratégia, é mais uma questão de hesitação que eu vejo muito, especialmente no caso de Lando Norris. E não estou culpando Norris por isso. É um esforço de equipe em termos de comunicação que ocorre ali.”
Outros erros estariam sendo cometidos
Na Inglaterra, Norris acabou em P3 quando teve a oportunidade de vencer a corrida, e Collins identifica outros erros cruciais que impediram a McLaren de alcançar o topo do pódio.
“Primeiramente, eles optaram pelo tipo de pneu errado. Colocaram pneus macios para cobrir [George] Russell, em vez dos pneus duros para cobrir Verstappen, mas não deveriam ter olhado apenas nesse aspecto; deveriam ter considerado qual seria o melhor pneu para o trecho final”, explicou Collins.
O principal problema dentro da equipe parece ser a comunicação, segundo Collins. A McLaren depende da opinião do piloto, como Norris, para tomar decisões, o que pode ser um obstáculo.
“Tem sido repetidamente mencionado que perguntam a Lando qual pneu ele prefere, mas no carro ele não tem todas as informações necessárias. Muitas dessas informações precisam vir do muro dos boxes”, disse Collins.
“O foco dele deveria ser na escolha correta para os pneus de seco, e isso em grande parte vem do piloto. Eu trabalharia em estreita colaboração com meu engenheiro de pneus, que estaria analisando quantas voltas restam para determinar quanto tempo os pneus precisam durar e qual seria o melhor tipo de pneu… e então a decisão caberia a ele [Norris]. Os pilotos mais experientes geralmente tomam esse tipo de decisão. É uma questão de experiência também do lado de Lando”, finalizou a ex-estrategista.