Esses são os motivos que podem fazer a Red Bull assinar com Liam Lawson para o lugar de Pérez

0

A Red Bull parece prestes a substituir Sergio Pérez por Yuki Tsunoda ou Liam Lawson em 2025, com o piloto neozelandês ganhando vantagem na disputa.

A defesa do título de campeão mundial da Red Bull falhou na temporada de F1 de 2024, com o desempenho abaixo do esperado de Pérez, o que praticamente deixou Max Verstappen tentando vencer sozinho contra as fortes duplas de McLaren, Mercedes e Ferrari.

Pérez deve deixar a Red Bull após o GP de Abu Dhabi. A disparidade entre os dois pilotos da Red Bull ficou evidente ao longo do ano, mesmo com Pérez enfrentando dificuldades ocasionais em sua trajetória na equipe. A tentativa de reforçar a confiança do mexicano com a oferta de uma extensão contratual de dois anos no início da temporada não trouxe resultados positivos.

Na verdade, Pérez parece ter piorado, e a defesa de Christian Horner ao longo do ano perdeu força. Agora, o piloto mexicano está perto da saída após o Grande Prêmio de Abu Dhabi.

A queda da Red Bull para o terceiro lugar no Campeonato de Construtores impactou significativamente as recompensas financeiras da equipe, afetando diretamente os bônus dos funcionários, que dependem da posição final da equipe no campeonato.

“Precisamos de dois pilotos que terminem nos pontos”, disse o consultor da Red Bull, Helmut Marko, à DAZN após o GP de Las Vegas. “Max está mais de 200 pontos à frente de Sergio. Para nossos funcionários, isso é uma decepção, pois eles não receberão seus bônus, que dependem da nossa posição no Campeonato de Construtores.”

Foi uma queda prolongada para Pérez, que, apesar de ser uma figura querida na Red Bull, viu sua lealdade e apoio durante o final de 2021 não ser suficiente para sustentar seu status. Além disso, a contribuição de Carlos Slim perdeu importância com a chegada de novos patrocinadores, como a AT&T.

O ponto de interrogação agora é se a separação com Pérez será amigável ou amarga. Uma proposta para que ele se torne embaixador da Red Bull, como Daniel Ricciardo, pode ser apresentada, mas há o risco de a situação se tornar desconfortável caso Pérez não compreenda a realidade de sua posição.

Por que Lawson desponta como favorito?

No entanto, o futuro de quem substituirá Pérez está sendo considerado, com Liam Lawson se destacando como favorito. Tsunoda, apesar de bons resultados, ainda apresenta falhas, como erros ocasionais e falta de equilíbrio sob pressão. Lawson, por outro lado, tem mostrado determinação e autoconfiança, se destacando por sua capacidade de aprender com os erros e por seu desempenho agressivo e ousado.

Embora Tsunoda tenha mais experiência, Lawson tem um potencial maior a longo prazo e já está mais alinhado com a Red Bull. Sua determinação e atitude de liderança fazem dele uma escolha mais atraente para a equipe, que busca um piloto com “fator X”. Além disso, Lawson tem um bom relacionamento com a Red Bull, o que favorece sua promoção.

A Red Bull ainda precisa considerar o futuro sem Verstappen, já que o piloto holandês pode deixar a equipe nos próximos anos. Lawson parece ser a melhor opção para preencher esse vazio, caso seja necessário. Por outro lado, se Tsunoda não for promovido, é possível que ele busque uma saída da Red Bull, uma vez que já expressou frustração por não ser uma prioridade da equipe.

Caso Lawson seja promovido, Isack Hadjar, atual destaque da Fórmula 2, pode assumir o segundo carro da VCARB, com Arvid Lindblad também ganhando destaque como possível candidato para 2026.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.