Lewis Hamilton e Nico Rosberg travaram diversas batalhas durante a parceria que fizeram na Mercedes, entre os anos de 2014 a 2016. Nesse último ano, inclusive, é o qual a grande parte de quem acompanha a categoria se lembra das disputas dentro e fora das pistas. Porém, essa rivalidade entre os dois começou ainda no terceiro Grande Prêmio de 2014, realizado no Bahrein.
Aquela prova era a primeira da nova era híbrida da categoria, que adotava naquela época novos motores, que traziam mais sustentabilidade e tecnologias novas. A Mercedes foi a equipe que conseguiu acertar de primeira em seu projeto. Das duas corridas que tinham acontecido naquele ano, em ambas os alemães foram ao pódio.
Para o GP do Bahrein, Hamilton e Rosberg largaram na primeira fila e a disputa pela primeira posição ficou entre os dois pilotos. Na volta 18, o alemão tentou ultrapassar o seu companheiro de equipe, porém ele levou uma fechada e não conseguiu concretizar a ultrapassagem. Isso gerou uma reclamação no rádio da equipe, onde Rosberg alegou que o inglês não havia sido justo.
Luta pela primeira posição entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg foi resolvida com um safety car
Por conta de estarem em estratégias diferentes, na reta final da prova, Nico Rosberg teve poucas chances de ataque contra Hamilton. Porém, o safety car teve de ser acionado na volta 39, o que permitiu a aproximação do grid e uma última luta entre os dois.
Rosberg tentou de todas as formas conseguir uma ultrapassagem, porém ele não conseguiu ter sucesso e acabou recuando, pois começou a sentir o desgate dos pneus. Hamilton ficou com a vitória, enquanto o seu companheiro de equipe ficou na segunda posição.