Essa é a chance que a Mercedes tem de superar a Red Bull em 2024

0

A Mercedes F1 tem um grande desafio pela frente se quiser retomar sua posição no topo do pódio da Fórmula 1. De acordo com Toto Wolff, chefe da equipe, para superar a Red Bull na temporada de 2024, a Mercedes está se preparando para mudar “quase todos os componentes” do carro.

A atual situação da Mercedes F1

Desde que o novo regulamento técnico, que trouxe de volta o efeito-solo, entrou em vigor em 2022, a Mercedes enfrentou altos e baixos significativos. A escuderia optou por um conceito audacioso, com entradas de ar laterais mais estreitas que o convencional – o famoso ‘zeropod’. No entanto, ao longo das corridas, a configuração aerodinâmica não se mostrou acertada.

A última tentativa fracassada

Para piorar a situação, a Mercedes foi a equipe que mais sofreu com o fenômeno conhecido como ‘porpoising’, oscilações em alta velocidade resultantes do fluxo de ar gerado pelo chassi do carro. Mesmo após a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) intervir para controlar o fenômeno, a equipe não conseguiu resolver o problema.

O próximo passo para a Mercedes

Diante dos desafios enfrentados, Toto Wolff, afirmou que acredita que o carro W15 pode proporcionar uma mudança significativa no cenário para a Mercedes. No entanto, ele permanece realista: “Nunca na minha vida fui otimista com algo. Talvez isso pareça um pouco infeliz, mas protegeu-me na gestão de expectativas e me fez esforçar mais, porque acho que nunca é suficientemente bom”.

O chefe da Mercedes também acrescentou: “Estamos mudando o conceito, estamos nos afastando completamente da forma como definimos o chassi, a distribuição de peso, o fluxo de ar. Literalmente, quase todos os componentes estão sendo alterados, porque só assim acredito que temos uma chance”.

O futuro da Mercedes na Fórmula 1

A Mercedes tem uma das melhores duplas da F1 atual, com contratos garantidos até o final de 2025. Toto ainda reafirmou que vê Hamilton em total condição de adicionar mais um aos sete títulos que possui na principal categoria do automobilismo. Tudo depende do equipamento que a Mercedes fornecerá a ele e a George Russell.

“Se conseguirmos dar a ele um carro, ele lutará pelo título, não tenho dúvidas. Mas todas as vezes que o vimos com o objetivo de vencer a corrida, o verdadeiro Lewis surge. Só temos que dar a ele essa oportunidade”, concluiu Wolff.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.