A ação de Felipe Massa buscando o título de campeão do mundo de 2008 nos tribunais causa muita controvérsia, e claro opiniões de torcedores e pessoas ligadas ao meio da velocidade. Um deles fez questão de falar sobre o lado do campeão daquela temporada, Lewis Hamilton.
Alexey Popov, comentarista russo de Fórmula 1, insiste que não seria justo retirar o primeiro título mundial de Lewis Hamilton. Esta semana, Felipe Massa cumpriu sua ameaça de buscar medidas legais contra a F1, FIA e até Bernie Ecclestone em relação ao resultado da temporada de 2008.
Massa argumenta que a colisão deliberada de Nelsinho Piquet no GP de Singapura daquele ano lhe custou pelo menos um ponto crucial que poderia ter lhe dado o título mundial. “Podemos concordar com Felipe em alguns aspectos”, disse Popov. “No entanto, tentar reivindicar o título agora, mais de 15 anos depois, é algo estranho”.
Em 2008, Massa competia pela Ferrari, enquanto seu rival Hamilton corria pela McLaren. “Se a equipe de Hamilton tivesse trapaceado, poderíamos dizer que eles se tornaram campeões de forma desonesta”, explicou Popov.
“Portanto, poderíamos argumentar que deveriam perder o título. No entanto, como foi uma ação de terceiros, não estou tão certo sobre isso”. Finalizou o ex-piloto e hoje comentarista.
Antigo chefão lança dúvida sobre Lewis Hamilton
Eddie Jordan, ex-chefe de equipe da Fórmula 1, sugere que Lewis Hamilton já está “desanimado” com o desempenho da Mercedes em seu último ano com a equipe de Brackley, o que tem gerado debate entre os fãs da categoria.
Hamilton deixará a Mercedes ao final da temporada de Fórmula 1 de 2024, optando por trocar Brackley por Maranello no próximo ano. O heptacampeão mundial busca um novo desafio ao se juntar à Ferrari em 2025.
Até agora em 2024, a Mercedes conseguiu pontuar com ambos os carros em ambas as corridas. George Russell liderou a pontuação da equipe ao conquistar o quinto e sexto lugares no Bahrein e na Arábia Saudita, respectivamente.
Por outro lado, Hamilton terminou em sétimo e nono lugares nas mesmas duas corridas e parece não estar no mesmo nível de Russell. No ano passado, a temporada começou de maneira semelhante, com o inglês ganhando ritmo ao longo do ano, enquanto o desempenho de Russell foi descrito por ele como “desconectado”.