Entrada da Cadillac na F1 deve trazer mudança no formato de classificação
Nesta segunda-feira (25), o mundo do automobilismo foi surpreendido com o anúncio de que a General Motors chegou em um acordo com a direção da Fórmula 1 para se tornar a 11° equipe do grid. Ainda restam alguns pequenos detalhes que devem ser acertados nas próximas semanas, para que a marca seja oficializada como uma equipe do grid da F1. A empresa irá utilizar a marca Cadillac para entrar na categoria.
Porém, com a chegada de uma nova equipe, algumas regras da Fórmula 1 precisarão ser adaptadas para 2026, quando o acordo entre a direção da categoria e a GM começará a entrar em vigor. A principal mudança está no formato de classificação atual, que é pensado para 20 pilotos.
Formato de classificação da F1 deverá voltar ao usado em 2016 com a entrada da Cadillac
Com a entrada da Cadillac, a temporada de 2026 da Fórmula 1 deve contar com um novo formato no treino classificatório. Ao invés de eliminar cinco pilotos na primeira e segunda sessão, o número de eliminados deve aumentar para seis, para assim formar os dez que irão disputar a pole position na terceira sessão.
Esse formato foi usado por muitos anos, quando a categoria contava com 11° equipes no grid. A última vez que ela foi usada aconteceu em 2016. Depois disso, a categoria passou a contar com 10 esquadras presentes no grid. Essa será a primeira vez na história que a Cadillac, e a General Motors, fará parte do mundo da Fórmula 1.