Sim, é isso mesmo! Em plena quarta-feira (24), mesmo sem corrida, Scott Dixon assumiu a liderança do campeonato da Indy em 2024. A categoria anunciou punições ao trio da Penske, resultando na desclassificação de Josef Newgarden, que era o líder, e Scott McLaughlin da etapa de São Petersburgo, realizada em 10 de março. Com isso, o vencedor do GP de Long Beach passou a ocupar o topo da classificação, com 79 pontos.
Além de retirar os pontos de Newgarden e McLaughlin em St. Pete, a Indy também descontou 10 pontos do campeonato de Will Power. A razão foi o fato de a Penske não ter removido adequadamente o ‘push-to-pass’ dos testes com os motores híbridos em Sebring, dias antes da etapa de St. Pete, o que permitiu aos seus pilotos acionarem o sistema em relargadas, violando o regulamento.
Tanto Newgarden quanto McLaughlin pressionaram o botão de ultrapassagem nesse momento, resultando em suas desclassificações, enquanto Power não o fez antes de cruzar a linha de chegada.
Mudança que ninguém esperava na classificação
Isso causou uma reviravolta inesperada na tabela de pontuação. Dixon foi elevado ao lugar que antes era ocupado por Newgarden e, com 79 pontos, tem uma vantagem de dois pontos sobre o novo vice-líder, Colton Herta, e uma margem de dez pontos sobre o bicampeão Álex Palou.
Pato O’Ward, que voltou a vencer após herdar a liderança de Newgarden em St. Pete, subiu para o quarto lugar na tabela, com 64 pontos, cinco a mais que Power. Logo atrás estão Felix Rosenqvist, Alexander Rossi, Kyle Kirkwood, Rinus Veekay e Marcus Ericsson, completando o top-10.
Anteriormente líder, Newgarden agora está na 11ª posição, com 34 pontos — teve 53 pontos subtraídos devido à desclassificação em St. Pete e está 45 pontos atrás de Dixon. McLaughlin teve uma queda ainda mais acentuada, indo da 10ª para a 29ª colocação, ocupando a última posição entre os pilotos que competiram em 2024. O neozelandês possui apenas cinco pontos, conquistados com o 26º lugar em Long Beach.