Segundo o jornal espanhol Expansion, a Liberty Media, proprietária da Fórmula 1 desde 2017, estaria em negociações para adquirir a Dorna, empresa que detém os direitos de imagem de outra grande categoria mundial da velocidade, a MotoGP.
Atualmente, a Liberty estaria em conversas com a Bridgepoint, uma empresa britânica de gestão de fundos de ativos que possui a maior parte do controle da MotoGP.
Outros grupos de investimento, como CVC e KKR, também demonstraram interesse na Dorna. No entanto, de acordo com a reportagem, a Dorna não está oficialmente à venda. Grandes empresas como Netflix, Amazon e Disney também teriam manifestado interesse na MotoGP.
Liberty Media tem fortuna de encher os olhos
A Liberty Media, avaliada em US$ 18,2 bilhões, é o império esportivo mais valioso do mundo. Se conseguir adquirir a MotoGP além da Fórmula 1, o grupo passaria a controlar as duas maiores categorias do esporte a motor globalmente.
O CEO da Dorna, Carmelo Ezpeleta, comentou sobre os rumores de venda: “Confirmo os rumores de venda, mas gostaria de saber quem os está divulgando”, disse ele ao La Repubblica.
“Todos os dias recebo duas ou três chamadas de instituições de crédito me perguntando se é verdade que estamos à venda. Mas os bancos não querem comprar, apenas se oferecem como intermediários da operação. Só posso dizer que estamos prontos: ficamos com nossos primeiros investidores de 1998 a 2006 – 8 anos.”