A Liberty Media, proprietária da Fórmula 1, está prestes a finalizar a aquisição gigantesca. Trata-se da compra da Dorna Sports, empresa detentora dos direitos comerciais da MotoGP, em um acordo avaliado em mais de 4 bilhões de euros (R$21,5 bilhões), de acordo com uma reportagem do Financial Times.
Conforme relatado pela publicação, a Liberty está em negociações exclusivas para adquirir a Dorna, tendo superado o interesse de outros potenciais compradores, incluindo a CVC, que foi proprietária da Fórmula 1 na era de Bernie Ecclestone.
Se a compra for concluída, a Liberty se consolidará como o principal conglomerado esportivo do mundo, tornando-se detentora das duas principais categorias do automobilismo global.
Liberty deixou para trás outros fortes concorrentes
De acordo com o Financial Times, a Liberty Media desbancou outro concorrente na disputa pela aquisição da Dorna Sports: a TKO, grupo de esportes e entretenimento liderado por Ari Emanuel, conhecido pelo UFC e WWE. O Qatar Sports Investment, um grupo de investimento catariano proprietário do PSG, também havia manifestado interesse.
A Dorna é atualmente responsável pelas principais categorias do motociclismo mundial, incluindo a MotoGP e suas categorias de apoio – Moto2, Moto3 e MotoE, além de ser detentora do Mundial de Superbike (WSBK).
Entretanto, segundo o Financial Times, a conclusão da aquisição não será tarefa simples. O jornal relembra o período em que a CVC detinha ambas as categorias, porém, teve que vender a MotoGP em 2006 após investigações realizadas pelas agências reguladoras da Europa.
O acordo está próximo de ser finalizado, porém, de acordo com a publicação, o anúncio oficial deve ocorrer apenas na próxima semana.
Segundo a Forbes, a Liberty Media possui atualmente o império esportivo mais valioso do mundo, avaliado em 18,2 bilhões de dólares (R$90 bilhões). Além da Fórmula 1, o conglomerado americano é proprietário do time de beisebol Atlanta Braves e possui participações na Drone Racing League, na equipe da Indy Meyer Shank Racing, entre outros.