Dois famosos comentaristas da F1 acreditam em Fake News envolvendo Lewis Hamilton

0

Até mesmo no mundo da Fórmula 1, as notícias falsas, informações fabricadas e depois disseminadas nas redes sociais, fazendo muitas pessoas acreditarem em sua veracidade, estão se tornando um problema sério.

O caso mais recente envolve Helmut Marko, consultor veterano da equipe Red Bull, a quem foram atribuídas declarações que ele nunca fez após o GP dos Estados Unidos, há algumas semanas.

Uma conta de fã de Lewis Hamilton no Twitter publicou um tweet com uma suposta declaração de Marko à Sky Deutschland, onde o consultor de 81 anos teria elogiado o heptacampeão mundial e afirmado que “teria sido fácil para Hamilton vencer o campeonato” se ele estivesse ao volante da McLaren este ano. No entanto, Marko nunca disse essas palavras.

Famosos comentaristas caíram na Fake News

O debate na mídia britânica Apesar de o tweet já ter sido apagado, ele viralizou e continuou circulando por dias, sendo compartilhado de conta em conta até ser mencionado por dois ex-pilotos e comentaristas de TV conhecidos, Martin Brundle e Damon Hill.

Brundle chegou a comentar sobre o caso ao vivo na Sky Sports F1, ao lado do jornalista Craig Slater, enquanto o campeão mundial de 1996 compartilhou sua opinião sobre o assunto no Instagram, acreditando que as palavras de Marko eram reais.

A “bolha” estourou apenas recentemente, quando ficou claro que Marko nunca pronunciou a declaração atribuída a ele. Esse caso reforça como, mesmo no jornalismo esportivo, e especificamente nos esportes a motor, é essencial ter cuidado com quem, de forma intencional ou não, tenta transmitir mensagens falsas e distorcer a verdade dos fatos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.