O presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem, e o CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, têm uma reunião agendada para este fim de semana, durante o GP do Bahrein, onde discutirão os próximos passos em relação à controvérsia envolvendo o chefe da Red Bull, Christian Horner.
Os acontecimentos em torno das acusações feitas por um membro da equipe da Red Bull contra Horner acabaram por dominar a abertura da temporada. Após uma investigação de oito semanas, a equipe de bebidas energéticas absolveu Horner das acusações.
Entretanto, apenas 24 horas após o comunicado da Red Bull, o caso voltou a ocupar as manchetes, desta vez com a circulação de um e-mail anônimo enviado a jornalistas e líderes de equipe da F1, contendo supostas evidências relacionadas ao caso.
A Red Bull não se pronunciou quanto à veracidade do dossiê enviado, e há a possibilidade de que as imagens tenham sido manipuladas para desacreditar Horner. Com a acusação mantida em segredo pela equipe, nem Horner nem sua equipe fizeram comentários sobre as supostas evidências.
Apesar de Horner estar lidando com o assunto internamente, a controvérsia gerada pela situação desviou a atenção da ação na pista, levantando questionamentos sobre se a FIA e a FOM deveriam intervir.
Imagem da Fórmula 1 sendo observada
Embora a FOM não detenha autoridade regulatória sobre as equipes, seu interesse em preservar a imagem do esporte diante de eventos paralelos torna o caso mais complexo. A FIA também está motivada a evitar qualquer associação negativa com a Fórmula 1.
Tanto a FOM quanto a FIA receberam os e-mails anônimos no dia anterior, e foi relatado que a Federação está considerando seus próximos passos em consulta com Domenicali. Os dois costumam se reunir nos fins de semana para discutir os últimos acontecimentos, e fontes indicam que Horner está na agenda da reunião desta sexta-feira.
Existem várias opções em consideração para uma possível intervenção da FIA. Uma delas é deixar que a Red Bull resolva o caso, considerando que envolve apenas membros individuais das equipes e não afeta os outros competidores.
Outra possibilidade é que a FIA opte por uma abordagem mais investigativa, demandando acesso ao relatório final da Red Bull sob confidencialidade, embora a equipe não seja obrigada a fornecê-lo.
Além disso, a FIA poderia acionar seu Departamento de Ética e Conformidade para investigar se houve violação regulamentar. Se a Red Bull optar por não cooperar com a FIA ou decidir não fornecer os documentos solicitados, ela pode enfrentar consequências. De acordo com o Artigo 12.2.1.g do Código Desportivo Internacional, qualquer recusa em cooperar com uma investigação é considerada uma violação.