A temporada 2024 está começando de uma forma surpreendente para qualquer torcedor da Ferrari. Antes mesmo dos carros irem para a pista no novo ano, os “Tifosi” quase caíram da cadeira com o anúncio de Lewis Hamilton como piloto do time para 2025.
Mas uma outra surpresa tão surpreendente quanto Hamilton, diz respeito a Carlos Sainz. O espanhol acabou arcando com as consequências da chegada do inglês e ficou sem carro para 2025, vivendo uma espécie de “aviso prévio” na atual temporada.
Quando muitos esperavam um Sainz desanimado, sem mostrar grande afinco pilotando pela Ferrari, veio exatamente o contrário. O espanhol começou o ano de forma arrasadora assegurando um pódio na primeira corrida do ano, no Bahrein. E agora, uma vitória incontestável e sem sustos no GP da Austrália, terceira etapa da temporada.
A única corrida que Sainz não pontuou foi na Arábia Saudita, pelo fato de não ter participado em virtude de uma cirurgia no apêndice. Com isso fica a dúvida entre muitos torcedores: A Ferrari pode desistir do negócio por Hamilton e manter Sainz para 2025?
Carlos Sainz pode seguir na Ferrari para o próximo ano?
Por mais que Sainz esteja voando em 2024, está confirmado que não existe a menor possibilidade de uma reviravolta e de fato essa é a última temporada do espanhol comandando um dos carros vermelhos da equipe italiana. Hamilton já tem contrato assinado com o time de Maranello e mesmo vivendo um calvário nesse começo de 2024 na Mercedes, será piloto da Ferrari em 2025.
Hamilton declarou que sua saída da Mercedes foi “a decisão mais difícil que já tomei”. Ele lembrou que estabeleceu com a equipe “a parceria mais bem-sucedida da história da Fórmula 1” e reiterou seu compromisso com a temporada de 2024 junto à escuderia alemã, visando encerrar a parceria em um ponto alto, algo que não vem acontecendo até aqui.
O contrato terá duração de dois anos, com um valor de US$ 100 milhões (aproximadamente R$ 500 milhões) por temporada. A decisão pegou muitos de surpresa: o britânico de 39 anos tinha um contrato com a equipe alemã até o final de 2025, mas optou por rescindir o acordo para substituir Carlos Sainz já no próximo ano, o que antecede uma significativa mudança no regulamento de motores em 2026.
Hamilton formará dupla com Charles Leclerc, que recentemente teve seu contrato com a escuderia italiana estendido em um acordo multianual, cuja duração não foi revelada. Enquanto isso, o espanhol Sainz, que agora se despede de Maranello após quatro temporadas, é o único piloto a vencer pela Ferrari nos últimos tempos, com sua vitória no GP de Singapura de 2023 e agora na Austrália. tornando-se o único piloto fora da Red Bull a conquistar vitórias na últimas temporadas da Fórmula 1.