Depois de sobreviver em acidente na F1, Romain Grosjean corre contra o tempo ao ver carreira ameaçada
Romain Grosjean revelou que a questão do “orçamento” pode comprometer sua vaga na Juncos Hollinger Racing, já que a equipe da IndyCar precisa de patrocinadores ou de pilotos que tragam recursos financeiros.
Após sua saída da Fórmula 1 em 2020, quando foi dispensado pela Haas, Grosjean despediu-se dramaticamente da categoria ao sofrer um grave acidente na primeira volta do Grande Prêmio do Bahrein. Durante o incidente, seu VF-20 colidiu em alta velocidade com o AlphaTauri de Daniil Kvyat, atingindo a barreira de proteção, onde o carro se partiu e pegou fogo devido ao vazamento de combustível.
Milagrosamente, Grosjean conseguiu escapar das chamas com apenas algumas queimaduras e lesões nos ligamentos do polegar esquerdo. O acidente encerrou sua temporada na F1, fazendo-o perder as duas últimas corridas daquele ano.
O começo na Indy
Pouco depois, Grosjean iniciou sua trajetória na IndyCar, correndo primeiro pela Dale Coyne Racing e, posteriormente, pela Andretti, até chegar à Juncos Hollinger Racing com o Chevrolet nº 77. Grosjean afirma que esta foi sua melhor temporada na IndyCar, conquistando seis resultados entre os dez primeiros, o que representou um marco para a equipe.
Futuro ainda está indefinido
Apesar de a Juncos Hollinger Racing ter uma opção de renovação para ele na temporada de 2025, o futuro de Grosjean permanece incerto devido a dificuldades financeiras. Segundo o piloto, a escalada dos custos, especialmente com a introdução do motor híbrido, e a baixa visibilidade da IndyCar no mercado têm dificultado a busca por patrocinadores.
“Tudo se resume ao orçamento”, afirmou Grosjean em entrevista à RACER. “Acredito que ano passado foi uma das minhas melhores temporadas, mas posso acabar fora do grid no próximo ano por causa das condições de marketing e dos altos custos.”
Correndo contra o tempo atrás de parceiros
Ele acrescentou que está se esforçando ativamente para encontrar parceiros que possam apoiar a equipe. Grosjean considera um dever ajudar a Juncos a garantir os recursos necessários.
Caso não consiga permanecer na Juncos Hollinger Racing, Grosjean tem a Dale Coyne Racing como uma possível alternativa, sendo uma das poucas equipes ainda com vagas para 2025. “Nunca deixei de falar com Dale. Se não conseguirmos concretizar com a Juncos, essa será uma opção viável”, comentou Grosjean.
Além de suas atividades na IndyCar, Grosjean também disputou corridas de carros esportivos com a Lamborghini Iron Lynx, incluindo as 24 Horas de Le Mans neste ano.