A situação da Mercedes não está nada fácil e um novo fato revelado pelo próprio chefe da equipe dá a real dimensão dessa situação. Depois de cometer um erro no conceito do carro pra temporada e consequentemente prejudicar os planos de Lewis Hamilton e George Russell, outro piloto virou “vítima” do time alemão.
Toto Wolff, líder da Mercedes, reconheceu que sua equipe contribuiu para a hiperbolização em torno do jovem piloto Andrea Kimi Antonelli. Considerado por muitos como o maior talento desde Max Verstappen, Antonelli é visto como o favorito para substituir Lewis Hamilton, que está indo para a Ferrari, na próxima temporada da Fórmula 1.
Há quem especule que Antonelli poderia fazer sua estreia ainda neste ano, possivelmente no lugar de Logan Sargeant na Williams. A Mercedes teria até solicitado à FIA uma autorização especial para isso, uma vez que o italiano tem apenas 17 anos, enquanto o regulamento exige 18 anos como idade mínima.
Para 2025, informações apuradas pelo portal RacingNews365 indicam que Valtteri Bottas está negociando com a Williams. Isso sugere que mesmo que Antonelli corra na equipe britânica ainda em 2024, ele provavelmente não permanecerá na Williams para o ano seguinte, aumentando suas chances na Mercedes.
Contudo, se o piloto de 17 anos não estiver pronto, as opções da Mercedes para 2025 serão limitadas, especialmente com a possível transferência de Carlos Sainz para a Audi. Apesar disso, Wolff enfatiza que não está com pressa para tomar uma decisão.
“Carlos tem seu lugar na Fórmula 1, ele tem muita experiência com a Ferrari nos últimos anos”, disse Wolff à imprensa. “Precisamos estar preparados para compromissos e esperar para ver como a situação se desenrola ao longo dos próximos meses. Com George Russell, temos um excelente piloto. Vamos ver quem será seu companheiro de equipe. Mas não precisamos tomar essa decisão agora.”
Mercedes “aumentou” a pressão pra cima da nova joia
A principal razão pela qual Wolff não está com pressa para anunciar a dupla de pilotos para 2025 é o desejo de dar a Antonelli tempo suficiente para desenvolver suas habilidades durante sua temporada de estreia na Fórmula 2. Além de competir na F2, o italiano tem participado de vários testes com carros de Fórmula 1 mais antigos da Mercedes.
Durante esses testes, incluindo um com o W13, Antonelli demonstrou um desempenho impressionante. No entanto, apesar de seu talento evidente, a Mercedes reconhece a enorme pressão sobre os ombros do jovem piloto e assume sua parcela de responsabilidade nisso.
“Estamos criando muita expectativa em cima desse jovem há muito tempo”, disse Wolff. “Ele será um excelente piloto na Fórmula 1 um dia, mas ele tem 17 anos. Há 14 meses, ele pilotava um carro de F4, e há muita expectativa na Itália, e nós também somos um pouco culpados por falarmos tanto dele nesse momento.” – declarou o chefe da equipe alemã.