Nos treinos livres desta madrugada no Japão, a chuva acabou sendo um fator determinante, especialmente no segundo treino livre, onde poucos carros foram para a pista e o número de voltas rápidas foi ainda menor.
A maioria dos pilotos optou por realizar suas tentativas apenas nos minutos finais, quando a pista estava um pouco mais seca. Assim, eles utilizaram pneus para pista seca em vez dos pneus intermediários, destinados a condições mais úmidas.
A razão para muitos pilotos escolherem não sair à pista está relacionada ao número limitado de pneus disponíveis para o fim de semana. A FIA alterou as regras, estabelecendo que todas as equipes teriam apenas cinco jogos de pneus intermediários e três de pneus de chuva durante o fim de semana. O benefício adicional de um jogo extra de pneus intermediários em caso de chuva na sexta-feira foi eliminado.
Pirelli não gostou da decisão tomada pelas equipes
Consequentemente, todas as equipes optaram por poupar seus pneus de chuva e intermediários para a classificação e corrida, uma decisão inteligente, mas que desagradou à Pirelli, fornecedora dos pneus, que fica prejudicada pela falta de carros correndo em condições de pista molhada.
Diante disso, foi relatado que a fornecedora de pneus da Fórmula 1 convocou todas as equipes, juntamente com a FIA e a Fórmula 1, para discutir uma possível mudança nas regras, a fim de garantir que a chuva não impeça os carros de irem para a pista.
Afinal, a Pirelli tem trabalhado arduamente para desenvolver novos pneus para chuva, tornando-os mais seguros e eficientes. No entanto, quando chove, os pilotos não podem utilizá-los devido ao limitado número de jogos disponíveis.