Confirmado: Renault vai continuar produzindo motor para Alpine

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Enquanto a Renault ainda não confirma a continuidade de seu programa de motores na Fórmula 1, a marca francesa anunciou que a Alpine seguirá desenvolvendo suas próprias unidades de potência para o Campeonato Mundial de Endurance (WEC), mantendo suas operações na sede de Viry-Châtillon.

Bruno Famin, vice-presidente de automobilismo da Alpine, afirmou que a Renault continuará a fabricar e manter os motores do hipercarro A424 LMDh na França no futuro próximo.

A fábrica da Renault em Viry tem produzido motores para a Fórmula 1 desde 1979, mas a gigante francesa está debatendo a possibilidade de encerrar seu programa de unidades de potência na F1 antes da implementação dos novos regulamentos em 2026.

Possível parceria com a Mercedes gerou protestos

Embora uma decisão final não deva ocorrer antes de 30 de setembro, de acordo com uma meta interna da empresa, a ideia de que a Renault interrompa a produção de motores de F1 em Viry e transforme a Alpine em uma equipe cliente da Mercedes não foi bem recebida pelos funcionários, que realizaram vários protestos nas últimas semanas.

No entanto, independentemente do futuro do seu histórico programa de motores na F1, as instalações de Viry continuarão a ser fundamentais para a equipe de hipercarros da Alpine, conforme afirmou Famin.

“Já estamos utilizando as instalações para motores do WEC. [Em 2025, continuaremos com o motor de Fórmula 1]”, disse ele. “Estamos aproveitando as instalações, as pessoas, as habilidades e os recursos que temos em Viry para apoiar e desenvolver o programa do WEC, e certamente continuaremos a fazer isso no futuro.”

O Alpine A424 é alimentado por uma versão altamente modificada do motor V6 turboalimentado de 3,4 litros da Mecachrome, o mesmo utilizado na Fórmula 2. Ele é combinado com um sistema híbrido que é comum a todos os carros LMDh, fornecido em colaboração com a Bosch, Xtrac e Williams Advanced Engineering.

A Alpine completou testes limitados em seu retorno à classe Hypercar com o novíssimo A424 em 2024. A marca foi a única fabricante da categoria a não participar do teste coletivo em Austin, realizado em julho, antes da etapa Lone Star Le Mans, em setembro. No entanto, Famin revelou que a Alpine aumentará a quantidade de testes em 2025 para aproveitar ao máximo sua alocação.

“Os regulamentos limitam o número de dias que você pode testar, e esse número varia de acordo com ser um fabricante ou com a quantidade de carros de clientes que você possui”, explicou. “Alguns concorrentes têm muitos carros de clientes e podem realizar mais testes. Eles também participam de programas duplos com a IMSA e o WEC. Vamos seguir um passo de cada vez, e a meta para o próximo ano será, sem dúvida, utilizar plenamente toda a nossa cota de dias de teste.”

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