Confirmado: Potência vai diminuir e peso vai aumentar no carro da Ferrari

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Os carros da Ferrari receberão uma significativa atualização de peso para as 6 Horas de Spa-Francorchamps, que ocorrerá no próximo fim de semana, na Bélgica, na classe Hipercarros do Mundial de Endurance (WEC).

O aumento de peso foi determinado de acordo com a tabela do Balanço de Performance, estabelecida pela categoria. Embora o Comitê do WEC não tenha explicado oficialmente o motivo das mudanças na tabela divulgada, há um consenso de que elas foram feitas em resposta às diferenças nas características entre os circuitos de Ímola, onde ocorreu a última etapa e Spa.

Segundo a revista inglesa Autosport, o Ferrari 499P competirá com um peso mínimo de 1060 kg, 12 kg a mais do que o utilizado nas 6 Horas de Ímola. Além disso, a potência do carro italiano foi reduzida em 4 kW (ou 5 cv), ficando estabelecida em 506 kW (equivalente a 678 cv).

Decisão errada custou caro na última etapa

A equipe italiana assegurou a pole position e liderou grande parte da corrida em Emília-Romanha. No entanto, nos momentos finais da prova, a chuva surpreendeu no circuito italiano, e a montadora optou por permanecer na pista, apostando em uma condição climática passageira. Porém, essa decisão custou caro, resultando em perda de posições na classe dos Hipercarros e deixando-os fora do pódio.

Com a chegada da chuva no circuito italiano, a Ferrari optou por manter os pneus slicks médios e permanecer na pista, mantendo a liderança com ambos os carros. Enquanto isso, seus adversários optaram por fazer paradas nos boxes. Na relargada, a Toyota assumiu a liderança com o carro #7, eventualmente garantindo a vitória.

O carro #50 da Ferrari conseguiu terminar na quarta posição, com Antonio Fuoco, Nicklas Nielsen e Miguel Molina ao volante. Enquanto isso, o carro #51, pilotado por Antonio Giovinazzi, James Calado e Alessandro Pier Guidi, teve uma performance mais discreta, terminando na sétima colocação após as seis horas de corrida.

As atualizações da Ferrari se equiparam aos ajustes feitos nos carros GR010 Hybrid LMH da Toyota, Peugeot 9×8 LMH e Porsche 963 LMDh, que receberam um aumento de peso de 4 kg. Além disso, tanto os carros da Toyota quanto os da Porsche tiveram uma redução de 1 kW em sua potência máxima. Por outro lado, a Peugeot teve uma diminuição de 2 kW em sua potência.

Todos os carros da classe dos Hipercarros irão para Spa mais pesados, com exceção do Cadillac V-Series.R. Este protótipo americano permanece com o peso mínimo possível de 1030 kg, mas teve uma redução de 1 kW em sua potência. O M Hybrid V8 da BMW e o Alpine A424 LMDhs ganharam 3 kg, enquanto o Isotta Fraschini LMH Competizione recebeu um aumento de 2 kg e o Lamborghini SC63, 1 kg.

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A BMW e a Alpine tiveram reduções de potência de 1 kW cada, enquanto a Lamborghini sofreu uma diminuição de 2 kW. O carro da Isotta Franschini permanece com a potência máxima da classe, mantendo-se em 520 kW (equivalente a 697 cv).

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