Fernando Alonso é um dos grandes nomes do atual grid da Fórmula 1. O veterano espanhol já vivenciou quase de tudo na categoria, desde títulos mundiais, até algumas decepções. Mas quando dizemos que o piloto já viveu “quase de tudo”, existe um motivo pra isso e tem relação com uma possível penalidade para o famoso nome.
As férias de verão da Fórmula 1 oferecem uma oportunidade para se avaliar a situação das penalizações atribuídas aos pilotos, que todos terão que enfrentar ao retornar. A ameaça constante para todos os pilotos é a desclassificação ao acumular 12 pontos de penalização nos últimos 12 meses. No entanto, essa situação nunca ocorreu desde a implementação desse sistema de sanções.
Neste ano, há um risco real de desclassificação, especialmente para Kevin Magnussen. O piloto da Haas, que já tem a certeza de perder seu lugar no próximo ano, está a apenas dois pontos da suspensão obrigatória de uma corrida, após ter acumulado 10 pontos de penalização nas primeiras seis corridas da temporada.
Desde então, felizmente, o dinamarquês se acalmou. No entanto, uma infração de gravidade média nos últimos 10 GPs poderia resultar em uma desclassificação histórica para ele. Vale destacar que, em situações semelhantes no passado, os comissários pareceram preferir fechar os olhos quando possível.
Fernando Alonso pode ser impedido de correr
Fernando Alonso, por outro lado, ainda enfrenta uma situação instável, com oito pontos de penalização se somar mais quatro na superlicença, será impedido de correr por uma corrida da Fórmula 1 e a possibilidade de uma suspensão de fato existe.
Assim como Magnussen, Alonso acumulou todos os seus pontos de penalização nos últimos 12 meses e não tem pontos para descartar. As situações de Sergio Pérez e Logan Sargeant são diferentes: ambos têm oito pontos de penalização, mas têm a chance de reduzir seus totais dentro de um mês. Pérez terá cinco pontos ‘devolvidos’ até o final de setembro, e Sargeant quatro. Dada a temporada difícil que ambos estão enfrentando, essas reduções podem ser uma das poucas boas notícias do verão.