Confirmado na FIA: pilotos da Fórmula 1 próximos de receber punição
Em um campeonato onde os dois títulos mundiais ainda estão em disputa, até as mesmas deliberações de grade por troca de motor podem ser decisivas. Em Monza, quase metade das equipes trocou de motor para aproveitar a nova potência no Templo da Velocidade, mas entre as equipes de ponta, a Red Bull é a única que já ultrapassou o limite de quatro unidades na temporada. Quanto à transmissão, Norris ainda pode substituir sua caixa de câmbio sem sofrer deliberações, ao contrário de Verstappen, Leclerc e Piastri.
Em Brianza, quase todos os pilotos com motores Mercedes e Ferrari optaram por uma troca completa do motor, com exceção de Albon e Leclerc. Entre os que instalaram uma nova unidade estão Hamilton, Russell, Norris, Piastri, Alonso, Stroll, Colapinto, Sainz, Hulkenberg, Magnussen, Zhou e Bottas. A impressão geral é que os motores Mercedes continuam sendo os mais confiáveis do grupo, como já foi observado nas duas últimas temporadas.
Penalidades prestes a acontecer para as equipes e pilotos
Atualmente, os únicos pilotos que já sofreram penalidades no grid são Yuki Tsunoda, Pierre Gasly e os dois da Red Bull, Sergio Perez e Max Verstappen. Com as trocas de motor realizadas em Monza, todos os carros agora estão no limite de unidades permitidas para a temporada, com penalidades prontas para serem aplicadas na próxima substituição.
Isso em um calendário que ainda inclui as velocíssimas corridas de Baku e Las Vegas, onde as unidades de potência serão desafiadas, além de São Paulo e Cidade do México, onde a baixa pressão do ar pode afetar a confiabilidade devido a problemas de refrigeração. A seguir, um resumo dos componentes usados até o momento.