De tempos em tempos, a Fórmula 1 tem passado por mudanças em seu nome. Recentemente, a prova que acontece no Circuito de Interlagos deixou o nome Grande Prêmio do Brasil e assumiu a nomenclatura Grande Prêmio de São Paulo. Essa alteração ocorreu em meio a confusão com relação a construção de um autódromo no Rio de Janeiro, que não obteve as licenças ambientais para que as obras começassem.
Para este ano, o GP de São Paulo passará por uma nova mudança em seu nome, porém ela irá acontecer de uma forma sutil. No ano passado, os naming rights da prova pertenciam a Rolex, uma das maiores marcas de relógio do mundo e que patrocina a competição. Para 2024 ela irá contar com o patrocínio master da Lenovo, que terá o seu nome exposto na nomenclatura oficial da corrida.
Lenovo assina acordo e terá o seu nome exposto no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1
Essa não é a primeira vez que essa alteração de naming rights da corrida no Brasil acontece. Entre 2017 a 2022, o patrocínio foi da Heineken. Na temporada passada foi a vez da Rolex assumir esse posto. Por conta das mudanças de estratégia das marcas, é comum que essas alterações aconteçam constantemente. Atualmente, somente os GP’s de Mônaco, México e Húngria não possuem acordos de naming rights. Confira quais empresas contam com suas marcas expostas nos nomes das corridas:
- Bahrein: Gulf Air
- Arábia Saudita: Grupo STC
- Austrália: Rolex
- Japão: MSC Cruzeiros
- China: Lenovo
- Miami: Crypto.com
- Emília-Romagna: MSC Cruzeiros
- Canadá: AWS
- Espanha: Aramco
- Áustria: Qatar Airways
- Inglaterra: Qatar Airways
- Bélgica: Rolex
- Holanda: Heineken
- Itália: Pirelli
- Azerbaijão: Qatar Airways
- Singapura: Singapore Airlines
- Estados Unidos: Pirelli
- São Paulo: Lenovo
- Las Vegas: Heineken Silver
- Catar: Qatar Airways
- Abu Dhabi: Etihad Airways