Confirmado: FIA identifica erro de Verstappen e piloto é punido na F1

0

Max Verstappen está pressionado na Fórmula 1. O holandês viu o desempenho da Red Bull cair e os rivais se aproximarem cada vez mais na classificação de pilotos e construtores. Em Singapura, o tricampeão quer dar uma resposta, mas as coisas não começaram da melhor forma.

O piloto da Red Bull Racing, foi punido pelos comissários do GP de Singapura de Fórmula 1 por usar linguagem imprópria durante a coletiva de imprensa oficial da FIA na última quinta-feira (19). O holandês proferiu um palavrão ao comentar sobre o desempenho de seu carro na sessão de classificação do GP do Azerbaijão, ao ser questionado sobre as alterações feitas.

A punição ocorreu logo após o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, ter pedido aos pilotos que moderassem sua linguagem durante as comunicações nas corridas. Durante a coletiva, o apresentador Tom Clarkson lembrou Verstappen sobre seu uso de linguagem inadequada, ao que o piloto respondeu: “Desculpe pela linguagem, mas o que somos? Crianças de cinco, seis anos?”.

Comissários identificam erro do holandês

Após análise, os comissários concluíram que Verstappen não se comportou de acordo com o papel exemplar esperado dos pilotos da Fórmula 1. No relatório oficial, foi enfatizado: “A política da FIA é garantir que a linguagem usada em fóruns públicos atenda a padrões aceitáveis para todas as audiências e transmissões, especialmente por parte dos competidores, que são figuras de referência dentro e fora do esporte”.

Embora a linguagem não tenha sido direcionada a ninguém, os comissários ressaltaram a importância de os pilotos serem conscientes de suas palavras em contextos públicos, especialmente quando não estão sob pressão. Verstappen se desculpou pelo incidente, mas, considerando que a questão já havia sido abordada anteriormente e era do conhecimento dos competidores, a FIA decidiu aplicar uma punição mais rigorosa.

O piloto foi condenado a realizar “trabalho de interesse público”, conforme estipulado pelo Artigo 12.4.1.d do Código Esportivo Internacional da FIA, em colaboração com o Secretário Geral de Esporte da entidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.